Homem afirma ter usado IA para candidatar-se a 2.843 empregos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Embora já existam múltiplas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), é um facto que não dominamos todas e, muitas vezes, não utilizamos todos os recursos de uma dessas ferramentas. Contudo, um homem parece ter conseguido tirar pleno proveito do que a AI Hawk tinha para oferecer e foi capaz de enviar 17 currículos em apenas 1 hora com esforço mínimo.

De acordo com Jason Koebler, da 404 Media, o homem usou esta ferramenta gratuita de IA para candidatar-se a 2.843 vagas de emprego, todas com currículos e cartas de motivação personalizadas com as informações do candidato.

Como funciona o AI Hawk

IA ajuda na candidatura a emprego
Imagem: Shutterstock / fotogestoeber

O AI Hawk é uma das muitas ferramentas de IA para candidaturas a empregos que já existem no mercado. Com poucos cliques, a IA analisa a vaga e os requisitos para aquele emprego, organiza as informações do candidato num novo currículo e até escreve cartas de apresentação personalizadas, completando a candidatura com facilidade.

"Antes de pousar o meu portátil no restaurante onde estou a trabalhar, abro uma janela de terminal, insiro um único comando e pressiono enter. O empregado traz-me o pequeno-almoço e empurro o portátil para o lado enquanto o robô ganha vida, abrindo uma janela do Chrome e navegando até ao LinkedIn. Começa a percorrer as ofertas de emprego e abre algumas delas. Vejo o robô encontrar uma vaga numa empresa chamada Alpha Lion e clicar em 'Candidatura Fácil'", descreveu o homem à página 404 Media.

Para além desses primeiros passos na busca por vagas e no início do processo de candidatura, a IA vai mais longe e executa as restantes tarefas principais por ele.

"Ele (AI Hawk) insere as minhas informações biográficas, gera um currículo e escreve uma carta de apresentação. Diz à Alpha Lion que estou autorizado a trabalhar nos Estados Unidos, que não me importo com trabalho remoto e, na verdade, prefiro-o, e que não servi nas Forças Armadas. Explica que 'estou particularmente atraído pelo compromisso da Alpha Lion com a excelência pessoal e a inovação na nutrição desportiva' e que 'aguardo com expetativa a oportunidade de discutir como as minhas competências e experiências se alinham com os objetivos da Alpha Lion e como posso ajudar a impulsionar os seus esforços de marketing em vídeo para novos patamares.' Clica em candidatar-se. Dou uma dentada na minha torrada", descreveu o entrevistado.

Para explorar mais as capacidades da IA, ele ainda deu mais exemplos:

"O robô encontra outro emprego numa empresa de marketing e diz-lhes: 'Sinto-me realizado ao construir equipas fortes e impulsionar a inovação através do empreendedorismo e das tecnologias emergentes. Vamos criar o futuro juntos!' Enquanto envio uma mensagem a um dos meus amigos, vejo-o dizer à empresa de joias Brilliant Earth que: 'A sua missão de cultivar uma indústria de joias mais transparente e sustentável ressoa profundamente com os meus valores profissionais, e estou ansioso por contribuir com a minha experiência no desenvolvimento de estratégias inovadoras em redes sociais que se alinhem com a visão da sua marca.'"

A prática pode ser considerada correta?

IA ajuda na candidatura a emprego
Imagem: Shutterstock / Piscine26

Não é incomum vermos cursos e consultorias que prometem ensinar como melhorar os nossos currículos e otimizar as nossas páginas no LinkedIn com as palavras-chave corretas. Isto porque, com a grande procura atual, as empresas já estão a utilizar diferentes tecnologias para filtrar e selecionar currículos.

Conforme apontou Koebler, numa pesquisa de 2023, 42% das empresas admitiram usar ferramentas de triagem de IA. Isto vem criando o que o repórter descreveu como um processo de candidatura a empregos e contratação no qual os humanos foram essencialmente removidos.

Então, foi errado este homem utilizar os recursos da tecnologia para otimizar os seus processos de candidatura? Afinal, as informações, experiências e habilidades descritas no seu currículo eram, de facto, dele.

Ou seja, apesar do uso da tecnologia, ele não mentiu. Tal como acontece com as empresas, a tecnologia foi utilizada aqui para ajudar a agilizar todo o processo. E quem já passou algum tempo à procura de emprego sabe bem como o processo pode exigir bastante tempo em cada candidatura. Dá para julgar?

Os efeitos desta nova prática naqueles que ainda preenchem as inscrições de forma tradicional, contudo, ainda não estão claros. Mais informações sobre o uso da IA podem ser encontradas no GitHub da AI Hawk.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.