HERE fora do Windows 10 e com limitações no Windows Phone

Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

O HERE deu entrada em 2013 no mundo Windows Phone, na altura como um produto da Nokia, com as aplicações Here Maps, Here Drive, e Here Transit. Estas acabaram por se tornar parte essencial do sistema operativo da Microsoft, e o HERE Maps era considerado por muitos como a aplicação oficial de mapas do Windows Phone 8.

Hoje no blog oficial da companhia foi anunciado que não existe intenção por parte da empresa em continuar o desenvolvimento das aplicações que fazem parte do leque HERE (na plataforma Windows) e que as aplicações presentes na loja Windows 10 serão removidas.

apesar da essência das aplicações here fazer parte da aplicação maps do windows, vamos remover o leque de aplicações here da loja Windows 10 a 29 de março de 2016 e vamos limitAr o desenvolvimento das aplicações para windows phone apenas a resolução de PROBLEMAS criticos

O que significa no fundo isto para utilizadores Windows Phone 8.x?

O leque de aplicações HERE continuará disponível para download na loja do Windows 8 e poderão continuar a utilizar as aplicações sem problemas. Já em termos de actualizações, receberá actualizações cujo conteúdo visa a resolução de problemas críticos, no entanto não receberá novas funcionalidades.

Vê também: LINE lança aplicação para Windows 10 Mobile

E para utilizadores do Windows 10 Mobile?

Para estes utilizadores não temos boas noticias, as aplicações HERE irão ser removidas da loja Windows 10 no dia 30 de Março. Para quem já possua ou descarregue as aplicações até á data referida anteriormente, fica um aviso da empresa que as mesmas irão deixar de funcionar após 30 de Junho de 2016 (isto porque a componente que permitia correr as aplicações HERE do WP 8.0 no W10M vai deixar de funcionar).

Alternativas no Windows 10 Mobile

A alternativa para quem começou agora a usar Sygic.


Fica então uma pergunta para ti: Já usaste a aplicação Windows Maps, se sim, qual a tua opinião sobre a mesma, e se também usavas o HERE, qual achas ser melhor para as tuas necessidades?

Talvez queiras ver:

  • Cortana como aplicação pré-definida de SMS é uma possibilidade
  • UMi Touch, o flagship Android que pode correr Windows 10 Mobile
  • Skype permite-te agora ligar para números móveis ou fixos a partir do browser