O que é o HDR10+ do Samsung Galaxy S10? Porque é tão importante?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Como sabemos, uma das grandes novidades no Samsung Galaxy S10 é a a inclusão do HDR10+ nos novos smartphones. Em conjunto com a tecnologia AMOLED tornam-se painéis bem interessantes.

No entanto, o que significa esta terminologia? Porque é que é importante como uma das características definitivas desta gama?

O High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico) refere-se ao alcance de cores que um ecrã consegue reproduzir. Nesse sentido, se falarmos de HDR10+ são mais de mil milhões de cores.

Com o HDR10+ a correcção de cor será feita no momento

Este formato foi criado pela Samsung para expandir o conceito. Portanto o HDR10+ utiliza dados dinâmicos para fazer um acerto continuo das cores no ecrã. Tudo isto para garantir que consumidor visualiza sempre as melhores cores.

A melhor parte do HDR10+ é que vai permitir que o ecrã mostre cores mais brilhantes ou escuras dependendo do conteúdo. Essa mudança será adaptada na hora conforme mencionado. Contudo, isso requer que o conteúdo exibido suporte a tecnologia.

Nesse sentido, em 2019 vamos ver uma adopção grande desta nomenclatura. Nos Estados Unidos já é possível ver conteúdo HDR10+ no Amazon Prime Video. Grandes nomes na produção como Warner Bros. e 20th Century Fox já começam a apostar na criação de conteúdo neste padrão.

Esta rápida adopção deve-se ao facto do HDR10+ ser completamente livre de utilização ao contrário de outras tecnologias semelhantes. Assim sendo, é muito mais fácil para as empresas adaptarem a tecnologia aos seus produtos, sem pagar taxas de direitos de autor.

Em conclusão, este é mais um passo na melhoria continua dos nossos painéis. Seja em uma televisão de 75 polegadas ou em um ecrã de smartphone de 6 polegadas, a qualidade e reprodução de cor da imagem é vital para a experiência de visualização.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy Fold marca o início de uma nova Era! Sem entrada 3.5…

Sensor biométrico ultrasónico do Galaxy S10! O que é? Porque importa?

Fortnite lança skin exclusiva para quem reservar o Samsung Galaxy S10+

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.