Harry Potter: Wizards Unite recolhia a localização mesmo quando não estavas a jogar

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o site de jogos Kotaku, o recém-lançado Harry Potter: Wizards Unite recolhia a localização dos seus jogadores mesmo com a aplicação nos bastidores. A Kotaku investigou os registos de 10 jogadores diferentes de HP: WU e Pokémon Go para comparação.

Aparentemente, durante o jogo, o Harry Potter: Wizars Unite regista a localização 3 vezes por minuto. Em comparação, o Pokémon Go só mantém esse registo uma vez por minuto. É claro que este registo demasiado frequente da localização por parte da Niantic levanta as habituais suspeitas.

Niantic afirma que foi tudo um "bug"

Na sequência desta investigação, a Niantic informou que esta colecção excessiva da localização dos jogadores foi devida a um bug no jogo. Esse erro foi aparentemente corrigido e o Harry Potter: Wizards Unite já não recolhe a localização com a mesma frequência nem quando a app está em segundo plano.

A Niantic reforçou ainda a sua política de privacidade, relativamente aos dados de utilizadores. A empresa afirma que jogadores podem solicitar que todos os dado recolhidos pelos seus servidores sejam eliminados, a qualquer altura.

Nos dias que correm, escândalos de privacidade relacionados com telemóveis não são novidade. A maioria ocorre com as redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. No entanto, jogos que lidem com dados sensíveis também se podem ver envolvidos em controvérsias, como foi o caso da Niantic e o HP: WU.

Harry Potter: Wizards Unite é o jogo de feiticeiros com realidade aumentada

Lançada no verão, esta versão bastante aguardada do universo de J.K. Rowling já conta com mais de 200 milhões de downloads na Google Play Store. Caso nunca tenhas visto o jogo em acção, vê 24 minutos de gameplay.

Editores 4gnews recomendam:

  • Need for Speed Heat tem requisitos para PC revelados! Descobre se o teu PC vai aguentar
  • Red Dead Redemption 2 recebe trailer para versão PC
  • Call of Duty: Modern Warfare vai trazer um sistema "Battle Pass" e diz não às "Lootboxes"!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.