HarmonyOS: Huawei apresenta oficialmente a sua alternativa para o Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Durante um evento na China, a Huawei finalmente apresentou o HarmonyOS, o sistema operativo criado como alternativa ao Android. O HarmonyOS estará disponível para Smart TVs, smartwatches e sistemas de veículos até ao final do ano.

Após a controvérsia com os Estados Unidos, o HarmonyOS é a resposta da gigante chinesa. A mesma tem vindo a afirmar que já não necessita de tecnologia americana para continuar o seu negócio e isso inclui o sistema operativo Android, fornecido pela Google.

Até agora, a Huawei não apresentou imagens ou amostras do sistema operativo, deixando todo aspecto e funcionamento do HarmonyOS ainda um mistério.

Para quando o HarmonyOS em telemóveis?

Richard Yu indica que a empresa irá implementar o HarmonyOS em telemóveis durante os próximos 3 anos. Para já, o sistema operativo será exclusivo da China e dispositivos inteligentes vendidos no território asiático.

Como seria de esperar, a empresa pretende eventualmente expandir e levar o HarmonyOS aos mercados internacionais, sendo o europeu uma prioridade.

HarmonyOS será o plano B da Huawei

Quando questionado sobre a capacidade do HarmonyOS, a Huawei respondeu com uma afirmação confiante. "O HarmonyOS tem um milésimo da quantidade de código do Linux." referindo-se ao kernel do Android.

O HarmonyOS será baseado num sistema de microkernel, que à partida será mais seguro pois não permite o famoso procedimento de 'root', onde o utilizador desbloqueia acesso total ao sistema operativo.

A empresa ainda adicionou que o HarmonyOS pode ser adaptado a qualquer sistema e que terá um kit de desenvolvimento, à semelhança do Android. A Huawei afirma que começou a explorar a possibilidade de um sistema operativo próprio há 10 anos atrás.

Editores 4gnews recomendam:

  • Galaxy Note 10: Samsung remove anúncio onde fez troça do iPhone X e a falta de jack 3.5
  • Realme 5: Quad-câmara com sensor de 64MP surpreende! (fotos reais)
  • Xiaomi Mi A3: smartphone poderá chegar com versão "Pro" em breve
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.