HarmonyOS da Huawei está pronto para correr em dispositivos fora da China, afirma executivo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O HarmonyOS é dos projectos mais interessantes da Huawei dos últimos tempos. O Gestor de Produto Global da empresa Peter Gauden, fez recentemente algumas declarações sobre o sistema operativo que poderá abrir outro mercado para a gigante chinesa.

O mesmo afirma que apesar ainda não ter sido lançado, o HarmonyOS já está pronto para ser lançado. Recentemente, a Honor anunciou a sua aposta no mercado de Smart TVs. Essas virão já equipadas com o HarmonyOS, afirma Gauden. Adicionalmente, a marca tenciona começar a vender outros produtos em mercados internacionais com o sistema operativo.

O foco do HarmonyOS é em criar um ecossistema

Gauden afirma que o HarmonyOS é uma "plataforma futurista" que irá funcionar sem falhas através de todos os dispositivos. Soa familiar? É exactamente o que a Apple já faz com o iOS e que fabricantes como Samsung e a própria Huawei tem vindo a desesperadamente tentar recriar.

O HarmonyOS vai um pouco mais longe que o iOS, no entanto. Este será um sistema que funcionará em televisões, carros, tablets, computadores, telemóveis, smartwatches ou até mesmo gadgets caseiro como colunas inteligentes. O HarmonyOS representa também um sério concorrente ao ecossistema Xiaomi, recheado de produtos.

Será o HarmonyOS a mudança que o mercado precisa?

Sejamos sinceros, o mundo da tecnologia e dos sistemas operativos já não é muito estimulante. Existem dois sistemas operativos para telemóveis relevantes: Android e iOS. Nos computadores, existe Windows e MacOS. Restantes opções possuem quotas mínimas de mercado.

Assim sendo, o HarmonyOS poderá vir a finalmente mudar as coisas e talvez incentivar as empresas existentes a mudar para melhor. Contudo, a título pessoal, acredito que o HarmonyOS irá primeiro estabelecer-se na China durante alguns anos, antes de tentar os mercados internacionais.

Editores 4gnews recomendam:

  • A Huawei está cada vez melhor! Este novo smartphone é o exemplo disso mesmo!
  • Huawei Honor 20S é o novo "Rei" da inteligência artificial!
  • Huawei vai dominar metade do mercado na China em 2020, diz analista
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.