Parabéns, Google! Motor de pesquisa celebra 25 anos de existência

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Há 25 anos, nascia o motor de pesquisa mais utilizado no mundo, pela mão de dois estudantes universitários.

Desde o seu nascimento até aos dias de hoje, o gigante de pesquisas conta com uma longa história de sucessos e fracassos e neste seu vigésimo quinto aniversário tem uma surpresa reservada para os seguidores de produtos Google.

Do nascimento do motor de pesquisa até ao Googleplex

imagem do logotipo da Google com uma lupa
Em 1998, nascia o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo Crédito@Simon/Pixabay

No dia 4 de setembro de 1998, os estudantes da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, fundaram oficialmente o Google. Na realidade, Page e Brin trabalhavam já neste projeto desde 1996, mas só há 25 anos é que o algoritmo base do motor de pesquisa ficou pronto.

Com o nome pouco sonante de PageRank, este motor de pesquisa trazia consigo uma ideia inovadora: um sistema que determinava a relevância de um site, de acordo com o termo de pesquisa e tendo em conta o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, continham link para este.

Este princípio mantém-se até aos dias de hoje, mas o nome foi alterado para Google, numa clara referência ao termo googol que representa o número 1 seguido do número 0 cem vezes.

Ainda que, em 1999, a empresa continuasse como uma startup contava já com alguns investimentos e começou a sua escalada de sucesso. Em fevereiro de 1999, tinha oito funcionários e instalou-se em Palo Alto, mas em agosto do mesmo ano mudava-se para Mountain View, também na Califórnia, já com 40 trabalhadores.

Finalmente, em 2003, chegou às instalações Googleplex que são hoje conhecidas e estão igualmente localizadas em Moutain View.

O aparecimento do Gmail e do sistema operativo Android

Em abril de 2004 lança a primeira versão beta do Gmail, mas apenas em 2009 é que o serviço de correio eletrónico tem uma versão final e estável. É também em 2004 que chega à bolsa de valores norte-americana com uma avaliação de 23 mil milhões de dólares.

Em julho de 2005 começa a sua aventura no mundo dos smartphones, adquirindo a Android Inc. por 50 milhões de dólares. Já no ano seguinte, 2006, compra o gigante YouTube por 1,6 mil milhões de dólares. Mas só em setembro de 2008 é que chega ao mercado o primeiro smartphone com o sistema operativo Android, o HTC Dream ou T-Mobile G1. Em 2010 é que surge então o primeiro smartphone Google Nexus que foi lançado com o Android 2.1 Eclair.

Em 2012 chega o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive e em 2013 é apresentado o primeiro Chromebook Pixel. Já em 2016, a Google termina com a sua série Nexus que é substituída pela atual família Pixel que inclui smartphones, dobráveis e também já um smartwatch. No próximo mês de outubro, é esperado que a gigante de pesquisa lance a nova série Pixel 8, sendo que esta vai chegar ao mercado a executar o mais recente sistema operativo Android 14.

Inteligência Artificial e o Google

Desde há algum tempo que a Google trabalha ativamente na área de Inteligência Artificial generativa, com o seu departamento de pesquisa a desenvolver novos algoritmos e modelos de linguagem.

O objetivo da empresa é fornecer ferramentas de IA, a particulares e empresas, para que estes consigam criar conteúdos inovadores e interessantes. Para já, produtos como o Google Fotos e Google Assistant estão já a utilizar Inteligência Artificial generativa para otimizar a experiência do utilizador. Mas esperam-se mais e melhores novidades, nesta área, num futuro a curto e médio prazo.

Google celebra 25 anos com descontos

Mas a Google quer tornar este 25º aniversário numa ocasião memorável. Assim, no próximo dia 12 de setembro a loja online da gigante de pesquisa vai estar com vários descontos nos seus produtos.

Apesar de ter já criado uma página dedicada a esta campanha promocional, a empresa ainda não revelou quais vão ser os produtos alvo dos descontos de aniversário. Mas tudo já está em contagem decrescente para a grande ocasião.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt