Hackers venderam dados roubados da Microsoft e outras empresas

António Guimarães
Comentar

Conforme avança o ZDNet, um grupo de hackers chamado ShinyHunters está a causar algumas dores de cabeça no mundo online. O grupo efetuou um assalto cibernético que resultou no roubo de dados pertencentes a 73.2 milhões de utilizadores, espalhados por diversos sites.

A maioria das contas, cerca de 30 milhões foram roubadas do site de encontros românticos Zoosk, 15 milhões de um site de serviços de impressão chamado Chatbooks e os restantes de várias outras empresas online. De acordo com a investigação feita por especialistas da indústria, os ataques foram legítimos.

Microsoft sofreu roubo de 500 GB de dados

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, o grupo ShinyHunters afirma ter roubado 500 GB de dados da Microsoft, hospedados no site Github. Esta é uma plataforma de hospedagem de código, onde programadores podem partilhar todo o tipo de código open source.

Um investigador no Twitter publicou a confirmar que o ataque foi, de facto, real e que os repositórios de código da Microsoft foram "assaltados". Contudo, o investigador salienta que é pouco provável que houvesse algo privado nos dados roubados, apenas algumas palavras-passe colocadas por engano.

After some research and because the actor dumped the entire dirlist of the private repositories, it appears this is real. I doubt there is anything too private in these repositories but companies do sometime leave keys/passwords on Github by mistake. pic.twitter.com/4L8s18hQA0

— Under the Breach 🦠 (@underthebreach) 6 de maio de 2020

Seja como for, não deixa de ser uma fuga de dados massiva. Alguns dos dados foram vendidos por 5 mil dólares. Assim sendo, parece que esta foi uma operação gigante com o intuito de ganhar dinheiro com dados alheios.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.