Conforme avança o ZDNet, um grupo de hackers chamado ShinyHunters está a causar algumas dores de cabeça no mundo online. O grupo efetuou um assalto cibernético que resultou no roubo de dados pertencentes a 73.2 milhões de utilizadores, espalhados por diversos sites.
A maioria das contas, cerca de 30 milhões foram roubadas do site de encontros românticos Zoosk, 15 milhões de um site de serviços de impressão chamado Chatbooks e os restantes de várias outras empresas online. De acordo com a investigação feita por especialistas da indústria, os ataques foram legítimos.
Microsoft sofreu roubo de 500 GB de dados
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, o grupo ShinyHunters afirma ter roubado 500 GB de dados da Microsoft, hospedados no site Github. Esta é uma plataforma de hospedagem de código, onde programadores podem partilhar todo o tipo de código open source.
Um investigador no Twitter publicou a confirmar que o ataque foi, de facto, real e que os repositórios de código da Microsoft foram "assaltados". Contudo, o investigador salienta que é pouco provável que houvesse algo privado nos dados roubados, apenas algumas palavras-passe colocadas por engano.
Seja como for, não deixa de ser uma fuga de dados massiva. Alguns dos dados foram vendidos por 5 mil dólares. Assim sendo, parece que esta foi uma operação gigante com o intuito de ganhar dinheiro com dados alheios.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla: Elon Musk ameaça retirar a sua sede da Califórnia. Entende a razão
- Clientes Vodafone, NOS e NOWO podem festejar! Já na MEO, nem por isso!
- Vergonhoso! RTP rouba direitos sobre os vídeos de autor português no YouTube