Hackers deixam EUA em alerta com ataques a sistemas de água

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Não há bem mais precioso do que a água e é precisamente aí que alguns hackers têm atuado. O governo dos Estados Unidos deixou, esta semana, o alerta de que há agentes maliciosos a fazer ataques contra sistemas de água e esgotos do país.

De acordo com a Reuters, os ataques poderão estar a ser feitos por iranianos e chineses. O administrador da Agência de Proteção Ambiental, Michael Regan, refere que não se trata de um caso isolado. Supostamente, os mesmos autores já terão desativado um controlador de uma instalação de água, na cidade da Pensilvânia.

Para além destes, os americanos também identificam um grupo de hackers chinês, os “Volt Typhoon”, como uma ameaça. No documento emitido esta semana pelas autoridades norte-americanas, consta que o grupo “comprometeu a tecnologia da informação de vários sistemas de infraestrutura crítica, incluindo água potável, nos Estados Unidos e seus territórios” (via Reuters).

Na carta emitida por Regan e por Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional, estes deixaram claro o quão prejudicial o ataque pode ser. Os próprios asseguram que os ataques podem “impor custos significativos” às comunidades visadas.

Os hackers atacaram um sistema de água na Pensilvânia e deixaram uma mensagem provocatória

Sistema de Água IA
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Sobre o assunto, tanto a China como o Irão negam qualquer tipo de envolvimento. Recorde-se que a segurança das estações de água tem sido um motivo de preocupação nos últimos tempos. No ataque anteriormente referido, na Pensilvânia, os hackers deixaram até uma provocação. “You have been hacked”, podia ler-se no sistema.

De um modo prático, a população não sofreu diretamente com estes ataques. Contudo, como refere a Reuters, é preciso uma vigilância permanente, já que o Centro de Análise e Partilha de Informações sobre Água teme que possam surgir mais casos semelhantes.

Na carta emitida por Jake Sullivan e Michael Regan, é feita uma solicitação ao governo. Estes pedem que os Estados Unidos avaliem de forma regular a segurança cibernética do país. Pedem, ainda, que o país se prepare para eventuais ocorrências futuras que ponham os sistemas de água em risco.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.