Quando vamos comprar um produto novo na Amazon ou noutra loja online qualquer, as avaliações dos utilizadores são uma excelente forma de ficarmos a saber mais sobre ele. Contudo, muitos tendem a olhar para os extremos e isso pode ser um erro.
É natural que a maioria dê mais importância a uma análise com cinco estrelas ou com uma estrela. Mas e se te dissemos que as melhores opiniões estão no meio-termo? É verdade e em seguida explicamos porquê.
As cinco estrelas ou uma estrela nem sempre contam a história toda
Existem vários fatores que motivam uma avaliação de cinco ou uma estrela na Amazon ou noutra loja. Muitas delas são motivadas por sentimentos ou entusiasmo sobre um determinado produto, ou até por expectativas defraudadas.
Imagina que estás ansioso para receber um smartphone nova da tua marca favorita. Se fores uma pessoa muito impulsiva, é provável que vás imediatamente para a página do produto dizer que mal o tiraste da caixa percebeste logo que era fantástico.
Algo semelhante podemos dizer dos casos em que experimentas um produto pela primeira vez. Imagina que nunca tiveste um teclado mecânico e ao receberes o primeiro compreende-se que a tua reação seja: isto é muito melhor que o que tinha anteriormente e por isso vou dar-lhe cinco estrelas.
Isso pode acontecer também no extremo oposto, sobretudo pelos consumidores mais impulsivos. Em alguns casos, análises de uma estrela surgem quando um produto falha em corresponder às expectativas criadas ou por problemas no processo de envio do produto.
Temos ainda de considerar as análises fictícias ou pagas pelas empresas para promover ou manchar um produto. Essas têm uma maior probabilidade de ter uma ou cinco estrelas, consoante o objetivo.
Análises de três estrelas tendem a ser mais realistas e imparciais
Ao contrário do que falamos acima, as análises de três estrelas tendem a ser mais instrutivas e imparciais. Estas costumam a ter uma opinião mais fundamentada após um período razoável de uso do produto.
Ademais, é habitualmente nesta secção que encontras opiniões com os prós e contras do produto. Em muitos casos, os seus autores explicam as razões que os levam a não dar cinco ou quatro estrelas àquele produto.
Lembra-te que uma análise comprada ou fictícia irá atribuir um dos extremos e não sublinhar os prós e contras do produto. Ou seja, é no ponto intermédio que ficarás a saber mais sobre o produto e perceber se aquele corresponde ao marketing que o envolve.
Um bom exemplo desta realidade pode ser observado em plataformas como o Youtube ou Netflix. Estas substituíram os sistemas de pontuações por sistemas de gosto ou não gosto precisamente para desencorajar as opiniões emocionais ou tendenciosas.
No fundo, esta é uma pequena reflexão que te poderá ajudar a fazer compras mais informadas. Não estamos a dizer para ignorares completamente as avaliações de cinco ou uma estrela, mas se prestares mais atenção ao que está no meio é provável que encontres uma opinião mais imparcial e justa sobre o produto.