Apple com crescimento superior ao da Samsung
Ainda que o iPhone 17 Air esteja a ficar muito aquém do esperado em vendas, os restantes modelos da série iPhone 17 estão a ser muito bem recebidos e a impulsionar a receita da empresa.
As vendas estão a correr tão bem que a Counterpoint Research – citada pela Bloomberg – avança que a Apple pode ser a nova líder em vendas globais de smartphones em 2025. A empresa de consultoria diz mesmo que a Apple pode acabar este ano com uma quota de mercado de 19,4%.
Tudo graças às vendas dos modelos do iPhone 17 que estão a registar um crescimento de 10% em 2025, face ao ano e modelo anteriores. E a empresa de Tim Cook tem ainda mais razões para celebrar; a sua rival direta e ex-líder de vendas Samsung registou um aumento menos significativo de 4,6%.
O próprio mercado global de smartphones regista um crescimento em 2025 inferior ao de ambas as empresas de apenas 3,3%.
A razão do sucesso do iPhone 17
De acordo com o analista Yang Wang da Counterpoint Research o atual sucesso da Apple fica a dever-se a um conceito chamado ponto de inflexão no ciclo de substituição. Na prática, isto significa que para muitos utilizadores que compraram um iPhone há cinco anos chegou agora o momento de substituírem o antigo por um novo modelo.
Parece que o iPhone 17 foi “feliz ao apanhar” todas as substituições que estão agora a ser feitas depois do boom de compra de iPhones durante a pandemia Covid-19.
Por outro lado, a empresa apresenta este ano um iPhone 17 com mais argumentos de compra do que os modelos anteriores. E isso terá ajudado os utilizadores na hora de decidir o que comprar.
E a expetativa é que a Apple possa manter esta liderança nas vendas globais e continuar a melhorar no mercado chinês; sobretudo, se se confirmar que vai lançar um iPhone 17e melhorado, o seu primeiro smartphone dobrável e um iPhone totalmente renovado até 2027.

