
Previsivelmente, é já em janeiro de 2026 que vamos ver o lançamento da nova série de telemóveis da Samsung. Os Galaxy S26 estão a caminho e uma das novidades poderá mesmo ser o processador.
Um “leaker” popular no mercado deu conta que todos os smartphones da série poderão contar com o processador Exynos 2600, feito pela Samsung. Note-se que isso engloba o S26 Pro, o S26 Plus e o S26 Ultra (via Smartprix).
A confirmar-se, isso significa que a Samsung abdicaria dos chipsets da Qualcomm, que são geralmente considerados os mais potentes do mercado.
O que leva à mudança de estratégia da Samsung?
Como refere a mesma fonte de informação, podemos atribuir quatro principais motivos à mudança de estratégia da Samsung. O principal tem a ver com a necessidade de controlar os custos e até mesmo reduzi-los. A segunda tem a ver com a alegada melhoria qualitativa dos processadores da Samsung.
O mesmo “leaker” menciona testes internos que dão conta de um grande upgrade por parte deste chipset da Samsung. É até colocada a hipótese deste processador ser superior ao da Apple e da Qualcomm. A informação mais recente sobre o tema diz que pode ter uma GPU com desempenho 29% melhor do que o Snapdragon mais recente.
É algo difícil de acreditar, até porque as últimas gerações de Exynos e Snapdragon têm-nos mostrado uma clara superioridade por parte dos Snapdragon. Mesmo assim, com previsões tão animadoras para o Exynos, fica a curiosidade de ver qual seria a sua resposta.
À partida, o novo chip da Samsung vai permitir um grande foco em Inteligência Artificial (IA), que tem sido uma das grandes apostas da gigante sul-coreana. No papel, dizer “adeus” ao Snapdragon e melhorar o Exynos pode ser uma jogada de génio da Samsung. Contudo, já sabemos: os resultados no papel nem sempre se verificam.
Estamos a cerca de 3 meses do lançamento do Galaxy S26, mas a nova série já tem dado polémica. Tanto assim é que, para Ice Universe, o grande destaque do modelo de entrada da Samsung (Galaxy S26 Pro) é mesmo o nome.
Só o tempo dirá quem tem razão. E já não falta assim tanto quanto isso.