O grande evento da Google I/O 2024 aconteceu na terça-feira, dia 14 de maio. Como esperado, foram feitos vários anúncios interessantes relacionados com a empresa. Um deles relaciona-se com a intenção da Google em reforçar a sua oferta automotiva.
O que significa isto, ao certo? Estão a caminho novos recursos para o Android Auto e Android Automotive OS. Recorde-se que mais de 200 milhões de carros utilizam o Android Auto.
O Android Auto deverá receber o Angry Birds, por exemplo
Se não estiveres familiarizado com o Android Auto, este basicamente integra algumas ferramentas do teu telemóvel no painel do carro. Isso faz com que o teu instinto de ir ao telemóvel em condução diminua significativamente.
De acordo com a Phone Arena, a novidade é que podem estar a chegar algumas aplicações bem conhecidas do público. São exemplos disso apps como o Max, Peacock e Angry Birds. Também o Uber Driver já está disponível no Android Auto, o que pode dar muito jeito a quem faz este tipo de trabalho.
Como se isso não fosse suficiente, o evento da Google ainda contou com mais algumas novidades sobre este tema. Ao que tudo indica, está a caminho o Google Cast para os carros que têm Android Automotive OS.
A ferramenta vai começar com o Rivian e pode ser bastante útil para os utilizadores. No fundo, isto permite-te passar vídeos dos teus dispositivos para o carro. Trata-se de mais um recurso com potencial de ser interessante.
Ainda não há data oficial para o lançamento destes recursos
Outro ponto que também merece destaque relaciona-se com a integração das aplicações móveis nos próprios carros. Principalmente para os desenvolvedores de apps, trata-se de uma boa solução.
Ao haver esta integração automática, a Google tem o objetivo de agilizar o processo e de poupar algum trabalho extra aos criadores. Ainda assim, a empresa promete certificar-se que tudo o que é acrescentado tem segurança para o utilizador.
Por enquanto, já estamos a par do anúncio, mas não da data oficial de lançamento. Ainda assim, com base nas sugestões da Google, é bem possível que tudo isto comece a chegar ao público nos próximos meses.