A utilização de dois monitores por utilizador está a tornar-se cada vez mais comum, quer a nível doméstico, quer a nível empresarial.
Para já, o setup mais utilizado é o de um monitor de secretária ligado a um notebook, existindo também alguns ecrãs portáteis para acoplar a um laptop. Mas são cada vez mais os fabricantes a apostar nos laptops com ecrãs duplos, especialmente com tecnologia OLED, de forma a não comprometer demasiado a autonomia da bateria.
Depois de alguns ensaios da Lenovo e da recente proposta da Asus, a GDP assume-se como mais um fabricante a anunciar um portátil com estas características.
De acordo com o site The Verge, este fabricante de Hong Kong - conhecido pelas consolas de jogos de bolso e pelos micro-portáteis - anunciou na sua conta do X o lançamento do GPD Duo.
Trata-se de um portátil equipado com dois ecrãs táteis com 13,3” de diagonal, baseados em painéis OLED Samsung, no qual o segundo ecrã pode ser usado por cima do ecrã principal, ou de forma independente até um ângulo de 180º.
Segundo refere o fabricante no X, quando dobrado o GPD Duo possui a área de uma folha de papel A4, enquanto com os dois ecrãs totalmente abertos ocupam cerca de 18”.
Apesar de não serem ainda conhecidas informações sobre processador, memória e armazenamento, a GDP avança que os ecrãs incluem dez pontos de toque e suportam 4096 níveis de pressão. São também compatíveis com as Pen stylus dos Surface.
Para já o fabricante não indica a data de disponibilização deste portátil Duo no mercado mundial.