O Departamento de Comércio dos Estados Unidos vai alterar as restrições atuais que proíbem a Huawei de negociar com os Estados Unidos. Estas alterações irão permitir à gigante chinesa trabalhar com os EUA no desenvolvimento de infraestruturas 5G.
A Reuters confirmou que o Departamento de Comércio já registou a alteração, confirmada pelo secretário americano Wilbur Ross. De acordo com Ross, os Estados Unidos continuam comprometidos a manter a segurança nacional, ao mesmo tempo, reforçando interesses estrangeiros.
Essencialmente, parece que os Estados Unidos finalmente reconheceram que irão precisar da ajuda da Huawei para implementar o 5G de forma eficaz no território americano. Afinal, os EUA são uma nação que não quer de todo ficar para trás no que toca à vanguarda da tecnologia.
Contudo, não significa serviços da Google para a Huawei
Como deves ter compreendido, esta decisão não significa que a Huawei poderá voltar a ter os serviços da Google nos seus smartphones. É possível que caso estas alterações continuem a ocorrer, a situação volte a alguma normalidade, mas nada é garantido.
A Huawei tem feito um excelente trabalho a adaptar-se à falta de serviços Google, criando o seu pacote de serviços chamado Huawei Mobile Services. Desde então, a marca tem lançado equipamentos com e sem serviços da Google, conforme pode.
Esta guerra comercial entre a China e os Estados Unidos continuam a ter repercussões, agravadas pela pandemia. No entanto, é bom ver que os Estados Unidos parecem estar a abrir portas à cooperação. Resta saber se a China será recetiva à proposta ou continuará "vingativa" contra as empresas de tecnologia americanas.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple sofre mais acusações de práticas anti-concorrência. Entende as razões
- Google Maps já te deixa ver o impressionante mural "Black Lives Matter" perto da Casa Branca!
- OnePlus Z poderá trazer mais câmaras que o esperado