
Histórico do carro é crucial
Viste um modelo prometedor num site de carros usados e até já estás a preparar as tuas apps para o novo bólide. Mas antes de dares o OK final para a compra, verifica o histórico do veículo.
Podes fazê-lo através do IMT para carros nacionais ou no VinInfo para automóveis importados. Esta consulta pode ter custos, mas vai valer a pena o investimento. Os relatórios aqui obtidos mostram-te o registo de inspeções e quilometragem declarada.
Depois é só comparar a quilometragem do painel com todo o histórico que já tens em teu poder. Qualquer discrepância nos números, é sinal de alerta para manipulação.
Interior e exterior do carro
Um carro com uma quilometragem razoável, apresenta sinais de pouco desgaste quer no interior, quer no exterior. Observa se os estofos, volante e bancos estão em condições, sem apresentarem sinais de muito uso.
Já no exterior avalia o estado da pintura, para-choques e capô. Quanto mais desgaste cada um destes elementos apresentar, mais quilómetros o carro já fez.
Unidades de controlo eletrónicas
Os carros mais recentes armazenam a quilometragem em unidades eletrónicas de controlo. Oficinas devidamente autorizadas podem ter acesso a estas unidades através de leitores de diagnóstico.
Mais uma vez, este serviço pode ter um custo associado, mas consegues garantir que a quilometragem anunciada é verdadeira. Nos modelos mais antigos, observa se há marcas para abrir o painel e se os números do odómetro estão desalinhados (via Razão Automóvel).
Test-drive e inspeção
Podes também fazer um test-drive ao carro. Este teste é útil por duas razões: em primeiro lugar, percebes em que estado estão a caixa de velocidades, o acelerador e o travão. Quantos mais quilómetros o carro tem, pior é o desempenho destes componentes.
Por outro lado, com um test-drive consegues também avaliar o desempenho do carro, em geral, e se te sentes confortável a conduzi-lo.
E, se possível, leva o carro a um mecânico de confiança para fazer uma inspeção geral. Ainda que vás gastar este dinheiro extra, esta avaliação permite não só saber a quilometragem real do carro, como também verificar se há algum problema mecânico.