Guerra dos processadores: Apple e MediaTek batem Qualcomm

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Foram revelados os testes de benchmarking dos principais processadores topo de gama de 2022. E os resultados são surpreendentes.

Apple Bionic A15 e MediaTek Dimensity 9000 superam o Snapdragon 8 Gen 1, tanto em testes single core como multi core.

MediaTek Dimensity 9000 ultrapassa Snapdragon 8 Gen 1 em novos testes de benchmarking

A MediaTek está a dar os primeiros passos no segmento de smartphones premium com o seu novo processador topo de gama Dimensity 9000. E, ao que tudo indica, o chip chegou em força para competir com o flagship da Qualcomm e tem vindo a revelar um desempenho poderoso.

Agora foram revelados os resultados de novos testes de benchmarking que mostram que a Qualcomm tem um rival mais que à altura. De acordo com informações divulgadas pelo leaker Ice Universe, as pontuações de benchmark Geekbench 5 mostram que o Snapdragon 8 Gen 1 foi ultrapassado pelo Bionic A15 da Apple e pelo Dimensity 9000 da MediaTek, tanto em testes de núcleo único como em modo de vários núcleos.

O Snapdragon 8 Gen 1 obteve 3752 em testes multi core e 1231 em modo single core, o que lhe dá um resultado ligeiramente melhor que o seu antecessor Snpadragon 888. Mas, nos mesmos testes Geekbench 5, o Dimensity 9000 regista 4410 pontos em vários núcleos e 1278 em modo com um núcleo único.

Esta pontuação que está muito próxima dos resultados obtidos pela Apple com o seu Bionic A15, supera o mais recente processador da Qualcomm, sobretudo nos testes de multi core, cuja diferença ainda é bastante significativa.

Problema de sobreaquecimento do Snapdragon 8 Gen 1 pode contribuir para resultados aquém das expetativas

Os alegados problemas de sobreaquecimento e de estrangulamento do Snapdragon 8 Gen 1 podem contribuir para os resultados obtidos nestes testes de benchmarking. Por outro lado, também não podemos descartar a hipótese de o Dimensity 9000 da MediaTek ter efetivamente um desempenho de excelência.

Será preciso aguardar pela chegada dos smartphones equipados com o novo processador flagship da MediaTek para conseguirmos chegar a uma conclusão mais próxima da realidade dos utilizadores. Afinal, estes testes costumam ser efetuados com modelos em fase de pré-lançamento e são sempre feitos alguns ajustes que podem otimizar (ou não) a perfomance dos smartphones.

Recorde-se ainda que, até ao momento, os smartphones equipados com Snapdragon 8 Gen 1 já disponíveis no mercado contam também com avançados sistemas de refrigeração que, aparentemente, minimizam o sobreaquecimento do chip da Qualcomm, otimizando o desempenho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: smartphone dobrável tem um ecrã quase do tamanho do iPad mini
  • Apple vai lançar ‘maior variedade’ de produtos da história em 2022
  • Samsung Galaxy S22 Ultra: estas são as caraterísticas do smartphone Android
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt