Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Confirmado: GTA 6 fica fora do PC no lançamento e agora já sabemos porquê

A empresa diz que o foco inicial está nas plataformas onde acredita estar o público principal do jogo.

Confirmado: GTA 6 fica fora do PC no lançamento e agora já sabemos porquê

GTA 6 já tem lançamento marcado para novembro, mas apenas nas consolas de nova geração. Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, a empresa detentora da Rockstar Games, confirmou que o jogo chegará primeiro à PS5 e Xbox Series X|S, deixando a versão para PC para mais tarde.

A decisão não chega a ser uma surpresa para quem acompanha a história da Rockstar. Como recorda o site GameSpot, a empresa já seguiu esta estratégia em lançamentos anteriores da saga Grand Theft Auto, ao apostar primeiro nas consolas antes de levar os seus grandes jogos para o computador.

Segundo Zelnick, a explicação passa por servir primeiro o "público principal". Numa entrevista à Bloomberg, o executivo afirmou que, num lançamento desta dimensão, uma empresa é avaliada pela forma como atende os jogadores mais importantes para aquele produto.

Na visão do CEO, se este público principal não for atendido "em primeiro lugar e da melhor forma", o impacto nos restantes consumidores também pode ser afetado. Ou seja, para a Take-Two, o lançamento inicial de GTA 6 precisa de estar totalmente focado nas plataformas onde a Rockstar acredita ter a base mais forte num primeiro momento.

Zelnick também afastou a ideia de que a ausência da versão para PC esteja ligada a um eventual acordo de marketing entre a Sony e a Rockstar Games. Quando questionado sobre esta possibilidade, o executivo foi direto ao negar a relação, ao lembrar que historicamente a Rockstar sempre lançou os seus jogos primeiro nas consolas.

Ainda assim, o PC está longe de ser tratado como uma plataforma secundária pela Take-Two. O próprio Zelnick reconheceu que o mercado mudou bastante desde que chegou à empresa, em 2007.

Na altura, as vendas no PC representavam apenas cerca de 5% do volume total da série NBA 2K. Hoje, em grandes lançamentos, o PC pode representar entre 45% e 50% das vendas.

Além disso, outro ponto a considerar é que um lançamento posterior pode criar um segundo ciclo comercial para o jogo, com jogadores que compram primeiro nas consolas e voltam a adquirir a versão de PC quando esta ficar disponível.

Preço de GTA 6 ainda não foi revelado, mas CEO fala em valor justo

Outro ponto que continua a gerar muitas dúvidas é o preço de GTA 6. Noutra entrevista recente durante a iicon, uma conferência direcionada a executivos da indústria dos videojogos, Strauss Zelnick voltou a ser questionado sobre o assunto, mas não revelou quanto o jogo vai custar.

Apesar disso, o CEO deu a entender que a Take-Two não está a olhar para GTA 6 apenas como uma oportunidade para aplicar um preço "super premium", algo que já foi especulado nos últimos meses. Segundo ele, os consumidores pagam pelo valor que recebem, e o papel da empresa é cobrar "muito menos" do que esse valor entregue (via IGN).

Zelnick defendeu que a perceção de uma compra depende da relação entre a qualidade do produto e o preço pago. Para ele, os jogadores precisam de sentir que o jogo é realmente incrível e que o valor cobrado foi justo pela experiência oferecida.

O executivo também lembrou que, apesar da inflação, os grandes lançamentos de videojogos mantiveram preços relativamente estáveis durante muitos anos, normalmente entre 60 e 70 dólares (entre 50 e 60 euros em conversão direta). Ainda assim, deixou claro que a Take-Two não está a olhar para GTA 6 apenas por esta comparação histórica, mas sim pela forma como pode entregar algo de grande impacto sem afastar os consumidores.

Logitech G203 Prodigy, Rato de gaming com cabo
Promoção do dia!Logitech G203 Prodigy, Rato de gaming com cabosensor 8000 DPI, iluminação RGB, 6 botões programáveis, design leve
21,95 €Amazon
47,99 €-54%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.