GTA 5 e outros jogos violentos podem ser banidos nos EUA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O GTA 5 é um dos jogos que pode ser banido nos Estados Unidos da América, mais concretamente no Estado de Illinois. Em causa está o escalar da violência, roubo e desmantelamento de carros em cidades como Chicago, motivando uma nova proposta legislativa.

"Do mesmo modo que não temos jogos sobre a escravatura, não temos jogos anti-semíticos, não temos jogos sobre lutas de cães. Portanto, temos já alguma censura no setor dos jogos, temos é que saber definir quais os temas proibidos", aponta Marcus C. Evans, Jr, o proponente da "Bill HB3531" à Assembleia Geral do Estado do Illinois.

O GTA é o exemplo paradigmático de jogo violento

A sinopse da proposta normativa aponta amendas à legislação vigente sobre a violência nos videojogos datada de 2012, pretendendo agora implementar restrições à venda ou aluguer de jogos com conteúdo violento para menores. Entre as alterações propostas está a própria definição de "jogo violento" que pode passar a significar "jogos que permitam o utilizador ou jogador controlar um personagem no jogo que é encorajado a perpetrar violência noutro ser humano, ou animal".

Mais ainda, na sinopse da proposta normativa pode ser-se que também a definição de " (...)risco grave de ofensa à integridade física" passa a configurar violência psicológica e abuso de menores, abuso de animais, violência doméstica, violência contra mulheres, ou furto e roubo de veículos automóveis (...)". O GTA 5 é um dos jogos que encaixam plenamente na previsão normativa.

A proposta normativa foi avançada pelo democrata Marcus C. Evans, Jr. como resposta ao escalar de violência e roubo de carros na cidade de Chicago. O possível bloqueio a jogos como o GTA 5 poderá, na sua ótica, deixar de glorificar este tipo de práticas.

A escalada de violência e roubo de carros motivou esta proposta legal

Reconhecendo que a problemática vai muito além dos videojogos, o Grand Theft Auto V foi ainda assim citado como exemplo de jogo popular e de cariz violento. Evans acredita que ao banir as vendas destes jogos a menores, a influência dos mesmos na psique jovem pode ser moderada e parcialmente contida.

O próprio representante democrata admite ser um jogador ávido, reconhecendo os benefícios dos videojogos em diversas temáticas, além da forte comunidade gaming. Por outro lado, aponta que existem temáticas que não devem ser exploradas nestes formatos, como a violência desenfreada em jogos acessíveis a crianças e menores.

"Não quero visar ou banir um jogo em particular", apontou Evans. "O objetivo desta proposta é banir jogos violentos, não apenas um porque atualmente muitos jogos contêm conteúdo violento. Este é o objetivo da proposta. Despertar o debate sobre o tema e motivar o questionamento sobre o impacto destes jogos nos comportamentos violentes a que temos assistido em Chicago.", acrescenta o representante do Partido Democrata norte-americano.

O GTA 5 é um dos jogos mais populares e chegará à PS5 e XSX

O jogo já vendeu mais de 140 milhões de cópias e chegará muito em breve às consolas de nova geração. Aliás, é um dos títulos mais aguardados para a PlayStation 5 (PS5), bem como para as novas consolas da Microsoft, as Xbox Series X e S.

A chegada está prevista para o terceiro a quarto trimestres de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 11 Pro: afinal pode ser lançado mais cedo do que se pensava
  • Apple corta produção do iPhone 12 mini para se concentrar nos MacBook
  • Xiaomi: a razão pela qual foi colocada na lista negra dos EUA
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.