O jogo Grand Theft Auto 5 volta a estar no centro do debate que procura estabelecer relação entre videojogos e violência. Um legislador do estado americano do Illinois propõe a proibição da venda de jogos com elementos violentos, tendo como base um aumento significativo do crime violento e roubo de automóveis.
O estado em questão tem já uma lei de 2012 que proíbe a venda de algum tipo de conteúdos a menores de idade, mas a nova proposta pretende alargar o conceito.
Aumento do crime violento atribuído aos videojogos
Marcus C. Evans Jr quer implementar um sistema que defina um videojogo violento como algo que permita o controlo de uma personagem que seja encorajada a praticar atos agressivos para com outros seres humanos.
Qualquer ato violento contra pessoas ou animais pode ser enquadrado nesta descrição. O legislador estabelece mesmo uma relação direta entre o aumento dos roubos de automóveis em Chicago e a procura por videojogos por ele considerados violentos como é exemplo GTA 5.
Como penalização para as retalhistas que vendam ou aluguem este tipo de conteúdos a proposta de lei contempla uma multa nunca inferior a 1000 dólares.
Estado da Califórnia considera videojogos como liberdade de expressão
Este é um debate já com muitos anos, e com certeza esta proposta de lei vai fazer correr muita tinta. Em 2011 o Supremo Tribunal da Califórnia impediu a proibição da venda de videojogos violentos enquadrando este tipo de meio como liberdade de expressão.
À semelhança dos livros ou filmes, os videojogos comunicam ideias e mensagens sociais, pelo que a sua censura seria ir contra a Primeira Emenda da Constituição americana.
A Associação de Psicologia Americana concluiu também através de um estudo publicado no ano passado que existem poucos indícios científicos que relacionem de forma direta violência e consumo de videojogos.
Editores 4gnews recomendam:
- Realme lança os gadgets perfeitos para te tornares num "master gamer"
- Nvidia perdeu o controlo da RTX 3060! Parceiras quase dobram preço recomendado
- PlayStation promete grandes novidades para a PS5! State of Play marcado para amanhã