Governo garante segurança dos certificados de aforro após bloqueio do AforroNet

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Os últimos dias têm sido de sobressalto para todos os subscritores de Certificados de Aforro e do Tesouro. Após o bloqueio de várias contas, o site AforroNet acabou por ser desligado por tempo indeterminado.

Apesar deste cenário, ao Ministério das Finanças vem descansar todos os subscritores destes títulos. Ele garante que todas as aplicações subscritas pelo serviço em questão estão devidamente asseguradas.

Numa nota enviada ao JN, o gabinete do Ministro de Estado e das Finanças garante que a “segurança das aplicações financeiras dos aforristas nunca esteve, nem está em risco." Portanto, podes estar descansado que o teu dinheiro aplicado não irá desaparecer.

Certificados de Aforro
Fonte: Pedro Granadeiro / Global Imagens

AforroNet conta com mecanismos de segurança sofisticados

Ciente das inquietações dos aforristas, o Governo acrescenta que o serviço AforroNet conta com vários mecanismos de segurança. Por exemplo, é dito que "o acesso à conta é bloqueado em caso de tentativas erradas".

Ademais, é garantido que o dinheiro aplicado só será transferido para a conta bancária associada ao serviço de subscrição de certificados. Ou seja, ninguém conseguirá resgatar o dinheiro dos certificados para contas de terceiros.

Relativamente ao regresso do serviço AforroNet, ainda não há uma data definida para tal. É apenas dito que a intervenção que está a ser executada deverá estar concluída em breve.

Até lá, os subscritores de Certificados de Aforro e do Tesouro podem usar a aplicação dos CTT para consultar os saldos das suas contas. Reflexo disso é o aumento da procura por esta aplicação.

Segundo dados do Negócios, o recorde de adesões à aplicação CTT foi registada na passada terça-feira. Atualmente, esta aplicação conta com 12 600 aforristas e mais de 18 000 operações efetuadas.

Tudo isto é resultado de um bug no serviço AforroNet detetado na semana passada que bloqueou as contas de vários utilizadores. Para resolver o problema e melhorar as condições de segurança do serviço, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública optou pelo encerramento temporário do serviço.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.