Gorilla Glass Victus 2 é o novo vidro resistente para o ecrã dos smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em 2020 a Corning lançou a primeira geração do vidro Gorilla Glass Victus para proteger o ecrã dos nossos smartphones. De acordo com a empresa norte-americana, o vidro Victus consegue sobreviver a quedas de até 2 metros de altura. Porém, temos agora a nova geração de vidro resistente, o Gorilla Glass Victus 2 com ainda maior resistência a riscos e quedas.

A nova iteração traz uma maior proteção contra riscos no ecrã, provocados sobretudo por materiais rugosos como o alcatrão e cimento, de modo a evitar danos sérios ao smartphone.

Para o consumidor são boas notícias e mais um novo nome a ter em atenção na hora de comprar um dispositivo móvel em 2023.

Corning apresenta o novo vidro resistente Gorilla Glass Victus 2

Segundo o vice-presidente e gestor da Gorilla Glass, David Velasquez, o desenvolvimento da nova versão deste vidro teve em consideração o aumento do tamanho dos ecrãs nos smartphones. Aumentando cerca de 10% nos últimos 4 anos, bem como o peso dos telemóveis que também aumento, em cerca de 15% durante o mesmo período.

O executivo afirma que o Gorilla Glass Victus 2 fará toda a diferença em quedas até 1 metro de altura e respetiva sobrevivência em choques com superfícies duras como cimento ou pedra. Para além disso, o vidro de nova geração mostra-se mais robusto a riscos.

Sobrevivência reforçada em quedas até 2 metros de altura

Corning Gorilla Glass Victus 2

"Colocamos a meta aos nossos desafios para criar um composto de vidro que fosse mais durável para resistir a quedas da altura da cintura em superfícies de asfalto, mais ásperas."

Para além disso, queremos também que o vidro tenha um melhor desempenho ao cobrir dispositivos de maiores dimensões e mais pesados", aponta David Velasquez.

A Corning colocou bastante ênfase na maior resistência do vidro a quedas no asfalto. Para a empresa este será o busílis da nova geração, a pedra de toque (literalmente), com maior grau de sobrevivência a quedas de 2 metros de altura, e choques a meio metro.

Ecrã à prova de quedas no cimento e asfalta graças ao Gorilla Glass Victus 2

Corning Gorilla Glass Victus 2
Ficha técnica do vidro de nova geração. Crédito: Corning

A Corning revelou várias métricas e protocolos de testes efetuados o Gorilla Glass Victus 2 na sua página, destacando sempre a maior taxa de sobrevivência desta geração a quedas e riscos. Podemos também observar várias rondas de testes à nova geração do vidro Gorilla Glass Victu 2 com resultados distintos.

A ênfase foi sempre colocada na resistência do telefone a quedas que razoavelmente podemos esperar com o uso normal dos nossos smartphones. Mais concretamente, quedas da altura da cintura, por exemplo ao tirar o smartphone do bolso.

Temos também rondas de testes de maior altura, simulando cenários em que estamos a usar o telefone durante uma chamadas e o deixamos cair. São resultados sem dúvida promissores que deverão comportar uma maior durabilidade para os nossos smartphones a chegar em 2023.

Em seguida observamos um teste de choque, simulando as instâncias em que batemos com o ecrã numa superfície pontiaguda, contra um canto, algo que rapidamente quebra um vidro.

Note-se ainda que, de acrdo com a empresa, o Gorilla Glass Victus 2 oferece resistência quatro vezes maior que o oferecido pelo aluminossilicato com um limiar de 8 a 10 Newtons de força. Isto em comparação com 2 a 4 Newtons dos principais concorrentes do mercado com soluções similares.

Por fim, a Corning não especificou qual será o primeiro smartphone a empregar o seu novo Gorilla Glass Victus. Porém, contamos com um vasto rol de novos telemóveis a estrear esta tecnologia em 2023 como os Galaxy S23.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.