A Google Wallet é uma das formas mais simples de acompanhares os teus gastos recentes. A app da Google tem vindo a receber novas funcionalidades nos últimos meses e, desta vez, começa 2026 com uma ferramenta há muito aguardada que coloca fim a uma das principais limitações que afetava muitos utilizadores.
Isto porque a aplicação só mostrava as transações realizadas com o próprio dispositivo. Se tens o hábito de pagar com o teu smartwatch, sabes que não tens ter acesso ao histórico do smartphone Android (e vice-versa). Atualmente, a app só mostra as últimas dez transações realizadas nesse telemóvel específico, acessíveis depois de escolheres um cartão e tocares em "Ver mais atividades".
O que muda?
Porém, essa falha começa finalmente a ser corrigida. De acordo com o changelog da versão 26.01 do Google Play Services, "agora podes visualizar transações de outros dispositivos e compras online que utilizam números de cartão virtuais".
Na prática, isto significa que o histórico de pagamentos passa a ser mais completo e coerente entre equipamentos. Segundo o site 9to5Google, esta alteração aproxima a aplicação móvel da página de histórico de transações que já está disponível na versão web do Google Wallet, incluindo no acesso através do navegador do telemóvel.
Ainda assim, a interface atualizada do histórico continua ausente da app para Android, e não existe uma data oficial para a sua implementação.
Novidades na Google Wallet não ficam por aqui
Outra funcionalidade muito aguardada também está a caminho da app móvel. A mesma fonte identificou referências no código da versão 25.1.85x do Google Wallet que apontam para a chegada de uma ferramenta de pesquisa no histórico de transações.
Esta opção já existe na versão web e permite procurar pagamentos por data, estabelecimento ou valor. Por agora, não há uma data para que esta funcionalidade de pesquisa fique disponível no Android.