
A Google Wallet, a carteira digital que armazena cartões de crédito, passes, bilhetes de avião e até cartões de fidelização, está a receber uma atualização bastante útil. A novidade é uma interface mais limpa e intuitiva, cujo objetivo é acelerar o processo de pagamento em lojas físicas. Por agora, está a ser disponibilizada apenas aos utilizadores da versão beta no Android 16.
Assim sendo, a grande diferença é que já não é necessário abrir a aplicação completamente para efetuar o pagamento. Ou seja, os cartões passaram a surgir de imediato. Mas, afinal, como funciona realmente?
Esta novidade é ativada com um duplo toque no botão de ligar/desligar do smartphone. De seguida, os cartões aparecem no centro do ecrã com fundo desfocado, o que ajuda a manter a atenção na operação.
Por fim, no topo, surge a instrução para encostar o telemóvel ao leitor NFC e é possível deslizar entre os diferentes cartões de pagamento que tens guardados. Assim que o pagamento é feito, o utilizador regressa ao ecrã normal.
Telemóveis Pixel já têm acesso à novidade
Embora a novidade ainda esteja em fase de lançamento, já está disponível para alguns telemóveis Pixel. Para isso, é necessário que tenhas a versão beta mais recente da Google Wallet (25.31 ou superior) e os Google Play Services atualizados.
Depois só tens de ativar e configurar o atalho nas definições do telemóvel, uma vez que o duplo toque no botão de energia não está ativo por defeito.
A verdade é que esta solução em overlay não é totalmente nova. A Apple já oferece algo semelhante no iPhone. No entanto, a chegada desta funcionalidade à Google Wallet representa um avanço importante, tornando os pagamentos muito mais rápidos e menos intrusivos.
Para quem não tenciona fazer pagamentos, continua tudo igual. Ou seja, se quiseres aceder a bilhetes, passes ou outros cartões que não de débito ou crédito, o botão na parte inferior do ecrã abre a aplicação completa.