Como seria de esperar, a Google está a utilizar as suas próprias ferramentas para promover a subscrição de jogos Stadia. De acordo com o AndroidAuthority, estão a aparecer várias publicidades da Stadia na página de pesquisa do motor de busca.
Ao clicar na publicidade o utilizador é redirecionado para a página de produto na Google Store, neste caso a edição Premiere que tem um valor de 129 dólares. Pode parecer normal que a Google utilize as suas próprias plataformas para promover os seus serviços mas considerando que é o motor de busca número um do mundo, é uma vantagem injusta.
Mais uma vez temos a Google a utilizar a sua posição para privilegiar os seus serviços. O Google Stadia concorre com o Xbox Games Pass, Origin, UPlay e outros serviços de subscrição de jogos. Nenhum deles tem uma publicidade na página principal da Google, apenas o Stadia. Isso é considerando concorrência desleal.
A União Europeia tem multado constantemente a Google
De tempos em tempos, a Comissão da União Europeia lança investigações contra a Google e outras empresas na suspeita de práticas anti-concorrência. Recentemente, a UE penalizou a empresa em 4 mil milhões de dólares por causa das práticas anti-concorrência no Android.
Estas incluem "obrigar" os fabricantes de telemóveis a incluir serviços da Google pré-instalados, por exemplo, apesar de existirem outras opções. Durante o verão, Sundar Pichai que pré-instalar aplicações nos equipamentos é uma forma de gerar receitas e que os fabricantes fazem-no por apelo comercial, não por obrigação.
O CEO da empresa de Mountain View afirmou ainda que irão contestar o valor avultado da multa e todas as acusações alegadas pela União Europeia. Seja como for, este e outros casos irão continuar a arrastar-se enquanto existirem desentendimentos sobre o que fazer e não fazer no mercado.
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