Google vai mesmo obrigar os smartphones a usarem esta novidade do Android 12

Rui Bacelar
Comentar

O sistema operativo Android 12 ganha gradualmente expressão no mercado à medida que novos smartphones são lançados e que os existentes são atualizados. Há, no entanto, uma novidade que a Google quer obrigatoriamente em todos os dispositivos com Android 12, os Temas Dinâmicos que consubstanciam a nova filosofia de design Material You.

A medida foi anunciada no blog oficial da tecnológica norte-americana dedicado a este sistema operativo e já marca presença numa miríade de fabricantes. Entre estas destacamos, por exemplo, a Samsung, Xiaomi, OPPO, OnePlus, Vivo, Realme, entre outras.

O design do Android 12 é uma das maiores novidades em 2022

Google Android 12
O aspeto dos Temas Dinâmicos em smartphones de diferentes fabricantes.

A implementação dos Temas Dinâmico é uma das maiores novidades do Android 12 e estará presente na maioria das fabricantes de dispositivos móveis. É, com efeito, uma das obrigações impostas pela própria Google, decisão confirmada recentemente pela empresa através do seu blog.

Importa notar que o sistema Android é, desde a sua génese, bastante aberto e diverso. Isto significa que o sistema operativo e respetivo código-fonte de livre acesso podem ser bastante personalizados pelas diferentes fabricantes ou OEM's.

Por exemplo, o mesmo sistema Android 12 num telemóvel Xiaomi é bastante distinto visual e funcionalmente de um telemóvel Samsung, ou da OPPO, OnePlus, Realme. Isto deve-se à aplicação das interfaces de utilizador como, por exemplo, a OneUI, MIUI, OxygenOS, ColorOS, etc.

Maior uniformidade e identidade visual entre as fabricantes Android

👏 Material You is coming to Android devices near you! We made the user experience more fluid, personal, and colorful. With Material You, personalization is now a defining trait of Android! Read more ↓ https://t.co/BHOv1xAbNq

— Android Developers (@AndroidDev) 10 de fevereiro de 2022

Um mesmo retrato do sistema operativo Android 12. Este é o mote defendido por Rohan Shah, Diretor de Produto para o sistema em questão. Ainda de acordo com Shah a Google trabalha com várias fabricantes para uniformizar vários aspetos visuais do sistema.

Em particular, a tecnológica norte-americana firma a sua vontade de ter num máximo possível de smartphones e fabricantes os Temas Dinâmicos. Uma função que permite mudar, por exemplo, as cores de destaque consoante o papel de parede aplicado.

Cores dinâmicas com temas dinâmicos

Google Material You

Na prática, o utilizador pode escolher uma paleta de cores aplicadas a todos os aspetos do sistema que vão refletir ou complementar os tons predominantes do papel de parede escolhido. Algo que já pode ser utilizado nos smartphones mais recentes e nos dispositivos já atualizados com a versão do sistema em questão.

Em síntese, a Google quer criar uma identidade visual transversal às várias fabricantes que utilizem o Android 12. A medida já se fazia adivinhar, tal como demos a conhecer na 4gnews.

Por fim, os Temas Dinâmicos tornam-se um pré-requisito para uma determinada marca poder usar os serviços Google (GMS) num novo dispositivo móvel com a mais recente versão deste sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com