De acordo com o Tech Crunch, a Google está a testar uma nova forma de fazer subscrições na Play Store. Este método vai permitir aos utilizadores subscrever a um serviço sem instalar a respetiva aplicação. A informação foi descoberta através do código da Google Play Billing, uma ferramenta para programadores.
Esta é uma medida que vai beneficiar utilizadores dispostos a subscrever ao serviço da app, mesmo após o período experimental. Contudo, o maior benefício vai para os programadores, que poderão ter uma garantia maior que o utilizador manter-se-á subscrito, mesmo após o trial.
Um dos exemplos utilizados pela Google é a app TrueCaller, uma app de identificação de chamadas. Esta possui um período experimental de 3 dias antes de cobrar uma subscrição mensal de 2.99€. Com o novo método, será possível utilizar a opção de "instalar e ativar período experimental".
Método da Google também ajuda a prevenir apps fraudulentas
Ao mesmo tempo, a Google também está a recompensar programadores que desenvolvam apps legítimas e que não tentem enganar o utilizador. Existem várias aplicações denominadas "fleeceware", que utilizam táticas para enganar os utilizadores e fazer com que os mesmos subscrevam aos serviços, por vezes sem saber.
Desta forma, a Google está a ser mais restrita com as regras e a certificar-se que programadores mal-intencionados não tenham sucesso. O botão para instalar e ativar o período experimental ao mesmo acaba por ser uma escolha única e consciente do utilizador.
Infelizmente, há muitos esquemas que sobrevivem pela distração e ingenuidade dos utilizadores. Esta medida da Google vai ajudar a suavizar um pouco mais essa situação.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei lançará EMUI 10.1 para estes equipamentos ainda este mês
- A tua conta Google terá mais segurança! Quer queiras, quer não!
- Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: beta do Android 11 já está disponível