Google vai disponibilizar três mil novos certificados em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Os certificados da Google destinam-se a desempregados e contam com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Além disso, em 2021, cerca de 5 mil portugueses acederam aos cursos da Google em Portugal.

A Google vai disponibilizar três mil novos certificados este ano para realizar os cursos de formação online. Fá-lo em parceria com a APDC - Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Reforço substancial da oferta formativa da Google em Portugal

Mais concretamente, esta iniciativa de formação conta também com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. É, assim, uma expansão das três mil bolsas iniciais anunciadas pela Google no ano passado.

Além dos cursos já disponíveis, a Google vai ainda lançar uma nova certificação em Marketing & E-commerce. Será destinada a capacitar pessoas e as pequenas empresas a crescerem nos negócios online.

Este curso dá competências em marketing digital e comércio eletrónico, abrangendo áreas como encontrar clientes, construir uma loja online, medição e análise e como aumentar a fidelização do cliente.

Mais força para os Certificados Profissionais da Google

As formações integram-se na iniciativa dos Certificados Profissionais da Google. São um compromisso da Google dirigido a pessoas desempregadas e que visa reforçar a empregabilidade dos portugueses e o desenvolvimento de competências digitais.

A parceria com a APDC e o IEFP iniciou-se no ano passado, com três mil bolsas de formação para a realização de um dos cursos que fazem parte dos Certificados Profissionais da Google. Assim, face à forte procura, a Google aumentou o número de certificações para seis mil.

O curso é dividido por módulos e, em 2021, cerca de 5 mil portugueses concluíram pelo menos um dos módulos.

Para Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “é fundamental acelerar as competências digitais como fator de competitividade dos trabalhadores. Portugal tem todas as condições para liderar este posicionamento na Europa. É nossa prioridade total investir na valorização dos trabalhadores e nas qualificações. Isto como forma de promover uma maior inovação e capacidade de atrair e reter talento para Portugal”.

Nesta colaboração, a APDC conta com o apoio do IEFP na divulgação e sinalização junto dos potenciais candidatos para realizar um dos cinco cursos atualmente disponíveis. São estes: Apoio Técnico de Tecnologias de Informação (em português e inglês), Gestão de Projetos (em inglês) e Análise de Dados (em inglês). Sem esquecer o Design da Experiência do Utilizador (em inglês) e Marketing Digital & E-commerce (em inglês). Em breve, todos os cursos estarão disponíveis em português.

O peso e importância dos Certificados Profissionais da Google

Os Certificados Profissionais da Google foram criados por serem áreas que, geralmente, não requerem um diploma de formação superior, possibilitam uma remuneração acima da média e são alvo de uma crescente procura pelas empresas.

Para os candidatos, não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia. São cursos ministrados online, através da plataforma Coursera, o que permite que a aprendizagem seja adaptada ao ritmo de cada candidato.

Para Helena Martins, responsável por políticas públicas da Google Portugal, “as competências digitais são necessárias para qualquer pessoa em busca de emprego, recolocação no mercado de trabalho ou pequeno empreendedor. E, além disso, são também as competências que as grandes empresas estão a procurar nos profissionais. Com a parceria entre empresas privadas e associações públicas e organismos públicos, estamos a chegar a mais pessoas e a apoiar Portugal na transformação e recuperação económica. Ao longo dos anos, os portugueses têm demonstrado um enorme interesse em adquirir novas competências tecnológicas e digitais”.

Em 2021, no lançamento dos primeiros certificados digitais, a APDC e o IEFP comprometeram-se a contribuir para a promoção da igualdade de género na seleção dos candidatos. Nessa primeira fase, cerca de 50% das pessoas que concluíram alguns dos módulos eram do sexo feminino. Para estes novos certificados, o compromisso mantém-se.

Para Rogério Carapuça, Presidente da APDC, “este tipo de projetos, que visam contribuir para atenuar o problema da escassez de recursos qualificados nas áreas do digital. Encaixam na perfeição na missão da Associação, que representa as principais empresas tecnológicas, de telecomunicações e media em Portugal. É evidente que o país precisa com urgência de investimentos na qualificação, requalificação e melhoria das competências dos recursos humanos. Só assim se pode fazer face às tendências demográficas negativas e à crescente escassez de talento com que se deparam atualmente as empresas de todos os setores”.

Competências digitais para o futuro do mercado de trabalho

Os Certificados Profissionais da Google fazem parte dos programas do Grow with Google, que tem desenvolvido programas para promover as competências digitais essenciais para a economia digital. São, além disso, necessárias a qualquer profissional ou empresa, seja ela PME ou grande empresa.

Aliás, o Atelier Digital, também um programa Grow with Google, já formou mais de 150 mil portugueses em competências digitais. Mais concretamente, durante o primeiro confinamento, o número de pessoas formadas online só pelo Atelier Digital triplicou em Portugal.

Por fim, de acordo com um estudo da Google e da McKinsey, sobre o impacto da automação até 2030, serão necessários até 6 milhões de trabalhadores na Europa. De igual modo, serão necessários mais de 90 milhões poderão precisar desenvolver novas competências.

Editores 4gnews recomendam:

  • UE pode chegar a acordo para carregamento único USB-C e Apple terá de ceder
  • Ventoinha portátil da Xiaomi surpreende com autonomia excelente
  • Xiaomi lança novo ar condicionado eficiente que vais querer ter em Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.