Google vai acelerar os tempos de instalação das aplicações no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Já alguma vez tiveste a sensação de que uma aplicação demora demasiado tempo a instalar? Uma das razões para tal prende-se com o excesso de funcionalidades que ela comporta e, consequentemente, o seu avultado tamanho de download.

Numa tentativa de reduzir os tempos de descarga e instalação das aplicações, a Google prepara-se para implementar aquilo a que apelidam de "Otimização de instalação de aplicações". A funcionalidade ainda não está disponível, mas os documentos de suporte já e prestam-nos os esclarecimentos necessários.

Google dará prioridade às partes da aplicação que usas em primeiro lugar

De forma a otimizar este processo, a Google passará a prestar mais atenção aos padrões de utilização dos utilizadores Android. Assim, a empresa conseguirá perceber quais as partes das aplicações que usas em primeiro lugar e usar esse know-how para futuros casos.

Um bom exemplo desta prática pode ser dado usando o Instagram. Quando instalas a app, é natural que os primeiros minutos sejam despendidos a criar uma conta, a personalizar o teu perfil e a encontrar amigos.

A Google Play Store irá então descarregar, primeiramente, estas funcionalidades do Instagram e instalá-las no teu smartphone. As restantes serão instaladas apenas quando o utilizador aceder às mesmas.

Esta análise de padrões será ainda aplicada para uma melhor gestão dos recursos do smartphone. Em vez de abrir a totalidade da aplicação, o equipamento passará a abrir apenas as partes que utilizas com maior frequência, libertando assim mais espaço na memória RAM.

Utilizadores poderão desligar a monitorização dos seus hábitos

Atendendo à privacidade dos seus utilizadores, a Google facultará a monitorização dos seus padrões de uso. Isto significa que a Play Store apenas saberá as partes que usas mais frequentemente, em qualquer aplicação, se assim o permitires.

A monitorização dos hábitos de utilização virá ativada por defeito. Nesse sentido, terás de ir às definições da loja para desabilitar esta funcionalidade assim que estiver disponível.

A otimização da instalação de aplicações continuará a estar disponível mesmo para aqueles que não queiram ver os seus hábitos monitorizados. A Play Store utilizará os dados de outros utilizadores para uma melhor gestão dos recursos das aplicações.

Ainda não sabemos quando é que esta funcionalidade ficará disponível para todos. Visto que a versão 25.5.13 da Play Store já tem referências à mesma, espera-se que tal ocorra brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

  • 24 jogos e apps temporariamente grátis na Play Store para Android
  • Just Cause está a caminho do Android e iOS e já temos o trailer oficial!
  • Google quer ajudar as startups portuguesas a crescer com a Startup School
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.