Google Tradutor vai finalmente receber a melhor funcionalidade do Google Lens

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Foi recentemente lançada uma nova atualização para a popular aplicação Google Tradutor. Embora não tenha trazido novas funcionalidades, confirmou a chegada de uma desejada característica. Graças à análise da nova APK feita pelo 9to5Google, ficámos com a confirmação de que o Google Tradutor vai finalmente receber uma das mais populares funcionalidades do Google Lens, a tradução em tempo real.

Através da análise do código presente na APK, descobriram várias linhas de código que fazem referência à implementação de tradução em tempo real. Ou seja, para fazeres a tradução de textos vais apenas precisa de apontar a tua câmara para os mesmos. Infelizmente a funcionalidade ainda não foi oficializada, mas já sabemos como irá funcionar.

O Google Tradutor vai tornar-se numa aplicação indispensável para qualquer Android

Atualmente, a aplicação já se apresenta extremamente útil. Mas o processo para a tradução de textos, não é tão prático como seria desejado. Para realizares a tradução de textos precisas de indicar qual o idioma a ser traduzido, tirar uma foto e, só depois a aplicação vai fazer uma análise para identificar as porções de texto presentes.

Com a nova funcionalidade, não vais precisar de fazer nada disso. Em primeiro lugar, a App vai conseguir detetar de forma automática qual o idioma presente e para veres a tradução, basta apontares a câmara para o texto. Da mesma forma como acontece no Google Lens, vais ver o texto 'transformar-se' perante os teus olhos, uma vez que a tradução vai ser apresentada diretamente na imagem da câmara, com um tipo de letra semelhante ao original.

Vais poder ver qual o idioma detetado no topo do ecrã e, no fundo do ecrã vai surgir um novo atalho que te permite pausar a tradução. Ao clicares neste atalho, o processo é suspenso e voltarás a ver o texto original.

Vão também ser implementadas algumas modificações na barra de navegação, onde estarão presentes três ícones. À esquerda, estará o ícone para a nova funcionalidade, enquanto ao meio estará o ícone para aceder à tradicional digitalização de texto. Por fim, à direita estará o ícone que te permite abrir um ficheiro da tua galeria de imagens.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q vai trazer funcionalidade de segurança única para os Google Pixel
  • Gmail: Aprende a agendar um envio de um email de forma simples e rápida
  • Google é alvo de mais uma investigação sobre abuso de poder
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.