Google trabalha em formas de fazer dos jogos de smartphones mais rápidos e leves

Filipe Alves
Comentar

A Google acredita que com a expansão dos smartphones por todo o mundo que precisa de cuidar mais do que nunca do seu sistema operativo. Assim sendo, um departamento da empresa chamado "GameSnacks" está a trabalhar em formas de trazer jogos online a equipamentos com menos potência.

Os smartphones de entrada, por exemplo, podem ser mais baratos e perfeitos para pequenas coisas. Contudo, quando lhe instalas jogos o smartphone simplesmente não consegue lidar da melhor forma possível. Principalmente pela sua falta de potência.

Smartphones terão jogos mais leves e conexões mais rápidas

smartphones gaming Google

A pensar nisso a Google decidiu tentar resolver o problema e dar aos desenvolvedores mais possibilidades para levarem os seus jogos a mais utilizadores.

O objetivo passa por "fazer dos jogos HTML5 mais acessíveis ao mundo". Sejam eles destinados a Android, iOS ou até computador. "Infelizmente, muitos jogos (especialmente jogos na Web) não carregam bem em dispositivos com pouca memória e redes 2G ou 3G nas quais centenas de milhões de pessoas confiam" - referiu a GameSnacks.

Nova plataforma já está a ser testada

A Google já implementou alguns jogos nessa nova plataforma. Tens o exemplo do jogo "Torre" que podes ver aqui. Este jogo carrega facilmente e rapidamente em smartphones ou equipamentos com baixa memória.

Com esta nova configuração o jogo consegue baixar dos 12 segundos de carregamento para 4 segundos em situações onde o smartphone tem apenas 1GB de RAM e a conexão de internet é de 2G.

És desenvolvedor? Já podes participar na implementação da ferramenta

Assim sendo, se fores um dos milhões de desenvolvedores espalhados pelo mundo dá uma vista de olhos atenta ao programa. Já podes solicitar à Google para entrar na nova plataforma. Uma coisa é certa, o teu jogo ganhará outra vida. Principalmente em locais onde a internet é má e os smartphones de gama de entrada são os mais vendidos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.