Google toma nova medida para aumentar a privacidade dos seus utilizadores. Entende

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem vindo a esforçar-se para oferecer mais privacidade aos seus utilizadores. Para tal, a empresa investiu os seus utilizadores do poder de eliminar todos os dados que ela recolhe ao fim de um determinado tempo.

Hoje, a Google anuncia que essa opção passará a estar definida por defeito para todos os seus novos utilizadores. Assim, estes têm a garantia que ao fim de 18 meses todo o seu histórico será automaticamente eliminado.

Aqui incluem-se todas as pesquisas realizadas, histórico de navegação ou os comandos de voz dados à Google Assistant, Caso os novos utilizadores não mudem as suas definições de privacidade, estes dados serão automaticamente eliminados ao fim desse período.

Utilizadores antigos terão de o definir manualmente

Para os que já têm uma conta Google, as suas definições de privacidade não serão alteradas. Ou seja, se queres tirar partido desta funcionalidade, terás de o fazer manualmente na tua página de atividade.

Em boa verdade, essa opção já está disponível desde o ano passado. Aí, terás a opção de apagar automaticamente todo o teu histórico ao fim de 3 meses ou 18 meses. Todavia, se não te importares com isso, podes sempre manter esses dados indefinidamente.

Com a medida hoje anunciada pela Google, todos os novos utilizadores verão os seus dados eliminados ao fim de 18 meses. Ainda assim, estes podem ir à sua página de atividade e mudar os parâmetros de forma manual para as opções que mencionei.

Google coloca a privacidade dos utilizadores em primeiro lugar

Este histórico de dados é aquilo que permite à Google direcionar os melhores anúncios aos seus utilizadores. Ainda assim, Sundar Pichai revela que a empresa está mais focada que nunca na nossa privacidade.

Ele menciona que estes dados só devem ser guardados enquanto acharmos ser vantajoso para nós. Por isso, a empresa americana está esforçar-se para conseguir manter o seu negócio com a menor informação possível.

Se nunca viste as informações que a Google recolhe sobre ti, este é o momento perfeito para o fazeres. Para isso, só tens de ir à tua página de atividade. Posto isto, caber-te-á a ti decidir o quão confortável estás, ou não, com a quantidade de informação lá presente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google toma mais um passo para tornar as tua contas mais seguras! Sabe como
  • Pesquisa Google introduz Dark Mode no Google Maps
  • Google Chrome para Android ganha uma nova forma de pesquisa que vais gostar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.