Google toma mais um passo para tornar as tua contas mais seguras! Sabe como

António Guimarães
Comentar

A Google está a adicionar a ferramenta de verificação de password ao painel de segurança que disponibiliza aos utilizadores. Esta é uma forma de reforçar as camadas de segurança nas contas dos utilizadores. Na verdade, o derradeiro objetivo é distanciar os utilizadores das palavras-passe tradicionais.

Aqui entra o painel de segurança da Google, que, à semelhança de um programa de antivírus, avisa-te que problemas existem na tua conta de Gmail e nos dispositivos associados.

fxgxfx
Exemplo do painel de segurança da Google

Este painel mostra-te em quantos dispositivos tens a tua conta associada, avisando-te se tiveres dispositivos antigos com a tua, incentivando a sua dissociação. Tens ainda uma lista de quantas apps de terceiros tem acesso aos dados da conta e a verificação de passos na conta.

Maioria dos utilizadores faz uso da mesma palavra-passe em diferentes contas

De acordo com uma sondagem criada e publicada pela própria Google, 52% dos utilizadores reciclam as suas palavras-passe, para diferentes sites. É uma forma fácil de se lembrarem sempre das credenciais, mas uma tremenda falha de segurança. Assim que uma password é descoberta, todas as outras contas estão em risco.

Por exemplo, se uma palavra-passe entrar numa fuga de informação, os criminosos terão acesso a tudo do utilizador, com passwords partilhadas. Neste caso, a complexidade da palavra-passe é completamente irrelevante.

Estas ferramentas ajudam o utilizador a estar mais consciente da sua segurança online. Existe ainda a sugestão de palavras-passe da Google. Quando crias uma conta nova em algum site, a Google sugere-te uma palavra-passe para utilizares, caso estejas no Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.