Google testa solução IA para combater trânsito e poluição

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Chama-se Google Green Light e é uma solução baseada em Inteligência Artificial que tem como objetivo combater o trânsito automóvel e a poluição originada pelos veículos.

A Google trabalha nesta solução há já dois anos e está já a testá-la em 12 cidades do mundo.

Como funciona a solução Green Light

imagem de carros em transito
A Google está a testar uma nova solução baseada em Inteligência Artificial em 12 cidades do mundo Crédito@Staboslaw/Pixabay

A Google está a testar a sua solução Green Light em várias cidades mundiais para combater o trânsito e a poluição originada pelos automóveis enquanto estão parados na estrada. Mas como funciona esta solução?

De uma forma simplificada, através da tecnologia Machine Learning, a Google examina os dados do Maps, medindo o congestionamento de tráfego e o tempo de espera dos veículos nos semáforos.

Os dados retirados desta fase do processo treinam sistemas de Inteligência Artificial para ajustar os horários dos semáforos que, por sua vez, têm a missão de reduzir o tempo de espera até à abertura do sinal verde para avançar. O resultado: condutores menos tempo parados em sinais de trânsito e uma redução nas emissões de carbono.

Google quer expandir teste da Green Light a mais países em 2024

O projeto Green Light começou por ser instalado em quatro cruzamentos em Israel. Mas o sucesso desta experiência piloto que conseguiu uma redução de tempo de espera e de gasto de combustível em cerca de 20%, levou a Google a implementar esta solução em mais 12 cidades.

Entre os felizes contemplados estão a cidade de Jacarta (Indonésia), Rio de Janeiro (Brasil) e Manchester (Reino Unido). Em 2024, a Google pretende implementar o Green Light em mais países, mas não são ainda conhecidos os locais que a gigante de pesquisa escolheu.

Para já, o balanço deste projeto não podia ser mais positivo. De acordo com as informações divulgadas, na cidade de Manchester os níveis de emissões de carbono e a qualidade do ar melhoraram de até 18%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt