Google "Taimen": Possível sucessor do Pixel passa na GeekBench

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

A aposta da Google nos seus novos Pixel e Pixel XL parece estar para ficar. Após a boa receção que estes topos de gama teve entre os entusiastas tecnológicos, a gigante norte-americana está já, segundo vários rumores, a trabalhar em três novos terminais que irão ficar encarregados da sucessão destes smarphones de marca Google.

Recentemente ficamos a conhecer os nomes de código destes. Taimen, Muskie e Walleye são os atuais protótipos destes dispositivos e, segundo o que sabemos até hoje, o primeiro será o maior dos três. Enquanto que vários rumores sugerem que os outros dois serão os diretos sucessores de Pixel e Pixel XL, especula-se que o Taimen seja o tão aguardado sucessor do Nexus 6, portanto entrando na categoria de phablet.

Ver ainda: Motorola Moto X (XT1766) deverá ser o próximo a chegar ao mercado

Para além disto, prevê-se que todos os três terminais cheguem com o mais recente processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 835, processador octa-core (oito núcleos) que beneficia da GPU Adreno 540. No entanto, hoje ficamos a saber que o Taimen passou pela GeekBench, reconhecido banco de testes, sendo que as informações partilhadas poderão diferir do que já sabíamos. Enquanto que é costume nestes testes ficarmos a saber em detalhe o nome do processador, neste teste apenas nos é revelado que este protótipo traz consigo um processador octa-core a correr a uma frequência de 1.9GHz. Isto poderá querer corresponder a uma de duas hipoteses: esta frequência diz respeito aos núcleos de baixo consumo do processador topo de gama da Qualcomm; ou, por outro lado, poderemos ver, neste dispositivo em especifico, outro processador de gama-média.

Seja como for, uma coisa parece certa: este terminal chegará com 4GB de RAM. Apesar de ser o habitual atualmente no mercado (veja-se os novos Galaxy S8 e Huawei P10), esperava-se um pouco mais da Google, preparando os seus novos dispositivos para o futuro com um pouco mais de memória RAM (6GB seria o ideal).

Para além disto, a GeekBench confirma ainda que o Google Taimen chegará já com o novo Android O, que deverá fazer a sua estreia absoluta com os três novos dispositivos Pixel. Isto não surpreende, especialmente estando já esta nova versão do Android em fase de testes com os vários designers de software.

Em jeito de notas finais, há que lembrar que este dispositivo foi testado na GeekBench 4.1, versão mais recente do software, não sendo diretamente comparável à versão 4.0, a que é habitualmente utilizada pela maioria dos testes que vemos. Por ultimo, sendo tudo isto rumores e especulação, nada é garantido e o produto final do dispositivo poderá, eventualmente, distanciar-se das informações até agora partilhadas.

Ansioso pelos novos dispositivos Google Pixel? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

Explorador de Ficheiros: remodelação estética pode estar eminente

iTunes chegará em breve de forma oficial à Windows Store

Fluent Design System: Microsoft oficializa e nomeia o Projeto Neon