O serviço de cloud gaming Google Stadia será lançado no dia 19 de novembro, mas parece que terá dificuldades em cumprir com tudo o que promete. Durante uma entrevista no The Vergecast, Rick Osterloh revelou que durante uma fase inicial, será preciso uma ligação Wi-Fi para jogar nos smartphones.
Assim sendo, a promessa de ser possível jogar "onde quiseres, quando quiseres", será bem mais limitada do que seria esperado. Com esta limitação, será impossível utilizar o Google Stadia com dados móveis, o que poderá ser um deal breaker para muitos utilizadores.
Requisitos oficiais do Google Stadia não abordam este "pequeno" detalhe
Curiosamente, na página oficial do Google Stadia, não é feita nenhuma referência à referida obrigatoriedade. Na secção onde são descritos os requisitos para utilizar o Stadia em smartphones, é apenas revelado que é necessária uma ligação estável à internet.
Além disso, é apenas feita referência que é recomendada uma ligação com velocidade de 10Mbps ou superior. Assim sendo, seria de esperar que fosse possível utilizar o serviço através de dados móveis.
Osterloh não revelou mais nenhuma informação sobre esta limitação, não ficando claro durante quanto tempo poderá ficar ativa. Certamente que este pequeno detalhe poderá marcar a diferença entre a escolha do Google Stadia ou Microsoft xCloud como plataforma cloud gaming.
Google Stadia parece não estar otimizado para jogares fora de casa
Cada vez mais parece que, o serviço de cloud gaming da Google estará longe de estar otimizado para jogares os teus jogos "onde e quando quiseres". As novas informações sobre a necessidade de ligação Wi-Fi vêm apenas piorar uma situação já complicada.
A ausência de suporte para ligações Bluetooth no comando Stadia, faz com que precises de uma ligação através de cabo USB-C caso queiras utilizar este comando no teu smartphone. Estes dois detalhes, vão certamente denegrir consideravelmente toda a experiência de jogo "on the go".
Editores 4gnews recomendam:
- Google Stadia: comando vai necessitar de ligação com fios em telemóveis
- Google Stadia será oficialmente lançado a 19 de novembro
- Xiaomi lança o seu primeiro monitor gaming curvo com formato UltraWide!