Google Stadia: finalmente sabemos o que correu tão mal!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Stadia, plataforma de jogos, foi um dos mais ambiciosos produtos da gigante norte-americana que acabou por não singrar. Porém, os verdadeiros motivos (ou algo próximo disso) que levaram ao seu encerramento não eram conhecidos, pelo menos até agora. Eis que surge, por fim, uma justificativa.

Há sensivelmente um ano (a 18 de janeiro) ficamos sem o Stadia, sem que grandes explicações fossem avançadas pela empresa responsável. A tecnológica avançou apenas que não era rentável, ou sustentável, manter o seu serviço online de jogos por streaming.

Google Stadia fechou portas em janeiro de 2023

Google Stadia

Dito isto, não foi propriamente uma surpresa quando a plataforma anunciou o encerramento, bem como o fecho dos Stadia Games & Entertainment, ainda que restasse alguma esperança. Certo é, contudo, que a plataforma não encontrou o ponte de equilíbrio necessário, não por falta então de infraestrutura e divulgação.

Em todo o caso, durante o seu período de graça, o Stadia apresentou-se efetivamente como o futuro do gaming, uma plataforma promissora como que se de um Netflix dos jogos se tratasse. O destino, contudo, tinha outros planos para este serviço.

I was excited about Google Stadia!RIP 😔 pic.twitter.com/jkKPVJfy2C

— Alyan Malik 🇵🇰🇬🇧 (@Axiphax) 18 de setembro de 2023

Talvez por isso mesmo, por acreditarmos ainda que temporariamente no seu sucesso, ficamos algo consternados com o seu fecho e com a ausência de explicações. Agora, contudo, este tema tabu parece ter sido quebrado por um antigo Diretor de Produto do Stadia, o executivo Dov Zimring.

Surgem agora as primeiras explicações para o fim do Stadia

To everyone who was a part of Stadia's chapter in the history of gaming, thank you! Come play with us over the next few days - one last time... https://t.co/eLRKdiboxx

— Dov Zimring (duva ✨ on #googlestadia) (@dovzimring) 13 de janeiro de 2023

Zimring avança agora os vários motivos, não apenas um, que culminariam no encerramento do Google Stadia. Aliás, era já de esperar que este triste desfecho fosse o resultado de vários motivos e não de apenas um, uma confluência tensa de fatores.

Sucintamente o Google Stadia seria encerrado por falta de jogos, bem como pela falta de assinantes / clientes do serviço, tal com o próprio revelou à publicação 9to5Google. Ou seja, acabou por se verificar um ciclo vicioso de falta de jogos e jogadores.

Em suma, foi uma autêntica pescadinha de rabo na boca. Tudo começaria com a falta de grandes massas de jogadores que, por sua vez, não incentivava os grandes estúdios e programadores a fazer a portabilidade dos melhores jogos AAA para o Stadia.

Pouco jogadores, menos jogos, pior rentabilidade

A pouco e pouco erodiram-se os principais recursos do Stadia. Ou seja, a plataforma deixou de ter os motivos e razões necessárias para convencer os utilizadores e potenciais novos clientes, bem como os próprios estúdios e programadores.

Por outras palavras, já em 2021 a viabilidade da plataforma foi avaliada com uma revisão em baixa da sua "saúde" financeira. Já então, nesse ano, foram reduzidos os objetivos do Stadia perante a fraca base de assinantes, sendo este o primeiro passo rumo ao término do próprio serviço.

Tratou-se então de uma drástica redução das expectativas e do alcance esperado para o próprio serviço. O Stadia não conseguiu atrair suficientes subscritores para manter o seu modelo de negócio viável. A partir daí, não havia nenhum caminha claro ou bem definido para o futuro da plataforma.

Por isso, a 29 de setembro de 2022 a Google decidiu oficialmente encerrar o Stadia, apagando a pouco e pouco as luzes. Tudo terminaria em janeiro de 2023 quando as últimas "fichas" foram desligadas.

Low-change porting was a huge mystery for Google Stadia. I spoke to so many developers at the time and pretty much all of them gave me the response that they had never heard of it and didn’t even know it existed. If Google was going to use it as an attempt to bring more… pic.twitter.com/hKeCYOLIgK

— Tartan Troot 🐟 (@TartanTroot) 18 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.