
A Google começou a corrigir um problema que vinha a afetar o Modo de Condução no Android Auto. A falha fazia com que o modo “Não incomodar” fosse ativado automaticamente mesmo quando o utilizador não estava a conduzir, com impacto principalmente nos passageiros dentro do veículo.
O Modo de Condução foi criado para limitar notificações e evitar distrações enquanto o utilizador está ao volante. Tradicionalmente, ele podia ser ativado de três formas: quando o telemóvel se ligava ao carro via Bluetooth, quando os sensores detetavam movimento ou com ambas as opções combinadas.
No entanto, como observa o Android Authority, a Google removeu silenciosamente, nos últimos anos, a ativação exclusiva por Bluetooth. Com isto, o sistema passou a depender principalmente da deteção de movimento. Na prática, isto significava que qualquer pessoa dentro de um carro em movimento poderia ter o modo ativado automaticamente, mesmo sem estar ligada ao sistema multimédia. O resultado? Chamadas e notificações importantes a ser silenciadas indevidamente.
Agora, a Google está a reativar a opção que permite que o Modo de Condução seja acionado apenas quando o telemóvel estiver ligado via Bluetooth ao veículo. A função já está a aparecer em diversos dispositivos Android com a atualização da versão 26.05.32 dos Google Play Services.
Android Auto vai permitir personalizar o avatar do carro diretamente no ecrã do veículo
Se usas Android Auto no dia a dia, prepara-te para uma novidade interessante: a Google está a testar uma nova funcionalidade que vai permitir personalizar o avatar do teu carro diretamente no ecrã do veículo, sem depender do smartphone. A funcionalidade promete mais conforto, segurança e uma experiência mais integrada com o Google Maps. Sabe mais no artigo completo.