Desde maio que o Android 12 se encontra em fase beta. Durante estes meses, alguns utilizadores tiveram o direito de experimentar antecipadamente as novidades do sistema operativo e contribuir para este ficar ainda melhor.
Chegados à quinta versão da beta do Android 12, estamos na iminência do lançamento da versão final e estável do Android 12. Algo que a própria Google acaba de confirmar publicamente.
Versão final do Android 12 chegará nas próximas semanas
Comentando a disponibilização da beta 5 do Android 12, a Google esclarece que a versão final está a "poucas semanas de distância". Significa que é provável que a nova versão do seu sistema operativo chegue aos utilizadores ainda este mês.
Nota-se que a Google não adiantou com uma data concreta para a disponibilização do Android 12 para o público geral. No entanto, as suas declarações vão ao encontro da expectativa de que o mesmo seja lançado em setembro.
Para quem se encontra no canal beta do Android 12, a nova versão não deverá trazer grandes novidades. Será um refinar daquilo que foi disponibilizado nos últimos meses, atingindo um estado muito próximo do resultado final deste software.
Aliás, com a beta 5, o Android 12 atinge a fase de "estabilidade na plataforma". Simplificando o termo, significa que o software já é considerado estável e qualquer utilizador o poderá usar no seu smartphone sem grandes contratempos.
Android 12 traz novo design e mais privacidade
Com o lançamento do Android 12, a Google transita para a era do "Material You". Este é um conceito de design focado no utilizador e nas suas preferências, mudando de cores e esquemas consoante os gostos do utilizador.
Com efeito, a filosofia dos temas é implementada ao nível do sistema. Isto significa que as cores serão moldadas consoantes o papel de parede escolhido pelo utilizador e terão repercussão nos diversos menus do Android 12.
Outro ponto fulcral do novo sistema operativo da Google será a privacidade do utilizador. Rapidamente o utilizador saberá quando a câmara e o microfone estão a ser utilizados, podendo-os desabilitar facilmente.
Ademais, temos a introdução de um painel de privacidade onde o utilizador terá um aglomerado de informações pertinentes. Aí, saberás, em detalhe, quais os dados recolhidos por qualquer aplicação, além de poderes cessar tais permissões imediatamente.
Resta agora aguardar pelo dia da disponibilização final do Android 12. Os smartphones Pixel serão os primeiros a receber esta versão, cabendo posteriormente às fabricantes atualizar os seus equipamentos com o novo software.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi, Redmi e POCO que vão (e não vão) receber o Android 12
- OPPO dá-nos o primeiro vislumbre oficial da ColorOS 12 baseada no Android 12 da Google
- WhatsApp envolto em nova polémica com o seu sistema de encriptação de mensagens