A Google revelou os novos smartphones Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro, para além de um novo processador, o seu Tensor. Fê-lo mais uma vez à revelia das fugas de informação, rumores e previsões. Foi uma total surpresa e caberá agora ao leitor atribuir uma avaliação a estes dois futuros embaixadores do sistema operativo Android 12.
O lançamento dos novos smartphones Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro só ocorrerá em outubro próximo. Todavia, a gigante norte-americana decidiu revelar os produtos antes do tempo, dando particular destaque ao seu primeiro System on Chip (SoC), o processador Google de primeira geração que estreará nestes smartphones.
Eis os novos smartphones Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro
A tecnológica divulgou as novidades através de uma publicação no seu blog, Wired a oportunidade de passar algumas horas com ambos os terminais.
O destaque, em ambos os casos, foi dado às câmaras fotográficas, um já tradicional bastião da tecnológica, para além do novo design e processador Tensor.
"Os Pixel 6 e Pixel 6 Pro estrearão durante o outono. Nessa altura partilharemos todos os detalhes de uma apresentação habitual, desde as novas funções às especificações técnicas, bem como o preço e disponibilidade. Hoje, contudo, fazemos uma pré-visualização daquilo que está a chegar.
O novo duo de smartphones Android também prima pela qualidade de construção
A gama Google Pixel 6 é feita de novos materiais e receberá novos acabamentos e esquemas de cor, tal como o ilustram as imagens. A versão "Pro" terá um acabamento em alumínio polido na estrutura e alumínio fosco na sua traseira. A confirmação foi feita pelo responsável máximo do setor de hardware da Google, Rick Osterloh.
"Reconhecemos que não tínhamos o que era necessário no segmento ultra-high-end no passado. E esta é a primeira vez em que sentimos que realmente conseguimos", aponta Osterloh.
Segundo o testemunho do The Verge, o novo par de smartphones é a típica sandwich de vidro e metal onde a qualidade de construção é notória. Sendo comparável às melhores ofertas da Samsung, Apple e Huawei, esperamos a melhor qualidade de construção de acordo com os padrões atuais.
As especificações técnicas dos novos Google Pixel 6
A Google foi muito comedida nas caraterísticas reveladas para os seus smartphones. Não obstante, para o Pixel 6 Pro apontam-se as seguinte caraterísticas:
- Ecrã de 6,7 polegadas com resolução Quad-HD+, ligeiramente curvo nas margens
- Taxa de atualização a 120 Hz
- Processador: Tensor
- Chip de segurança: Titan M2
- Câmaras: Nova câmara primária com objetiva grande angular "que capta 150% mais luz", nova câmara com objetiva ultra-grande angular, câmara com objetiva telefoto (periscópica) 4x
- Leitor de impressões digitais embutido no ecrã
- Construção em alumínio e vidro
O Pixel 6, a versão base, será bastante similar à versão Pro nas caraterísticas mais importantes. Terá, contudo, as suas especificidades como o ecrã de menores dimensões - 6,4 polegadas com resolução Full-HD+ com taxa de atualização a 90 Hz.
O Tensor é o primeiro processador desenvolvido pela Google
O nome do novo chip pode parecer algo peculiar, mas é exatamente esta a nomenclatura avançada pela Google. Temos assim o SoC Tensor, o chipset ou processador para ambos os smartphones de nova geração. De acordo com a tecnológica o seu desenvolvimento demorou quatro anos de investigação, culminando agora nesta apresentação.
Infelizmente não temos mais caraterísticas técnicas e especificidades do processador para dar a conhecer. Sabemos, contudo, que a empresa dedicou grande atenção à Inteligência Artificial que ajudará a otimizar a experiência de utilização do smartphone.
Ficamos a saber que estes algoritmos ajudarão o utilizador a ter a melhor experiência de utilização possível em determinados cenários. Esta é a extensão das informações avançadas pela Google até ao momento sobre os novos produtos.
Ambos os smartphones chegam em outubro com o Android 12
O processador será capaz de dedicar mais recursos à fotografia computacional, à otimização gráfica e processamento da imagem. As capacidades deste novo chip só serão conhecidas na íntegra em outubro, mas até lá contamos com mais informações.
Ficamos com a clara impressão que a Google olha de forma mais séria para o segmento do hardware em 2021. Há um esforço extra em reforçar palavras como ultra-premium e uma forte ênfase na qualidade de construção do produto.
Resta saber se os smartphones são realmente algo novo para neste mercado mobile, mas certo é que a Google nos deixou curiosos. Teremos que aguardar pelas primeiras análises e pela ficha técnica completa.
Ambos os smartphones serão formalmente apresentados em outubro próximo, chegando ao mercado com o sistema operativo Android 12 e a nova interface e filosofia de design Material You.
Do novo chip Tensor, ao design industrial e a promessa de novas proezas fotográficas, será 2021 o ano do Pixel?
Editores 4gnews recomendam:
- 22 apps e jogos bons demais para serem gratuitos na Google Play Store
- Realme MagDart: a incrível tecnologia de carregamento magnético [vídeo]
- Samsung Galaxy Z Fold 3 será mais caro que o previsto, mas há uma boa surpresa!