Google remove 3 concorrentes do Tinder da Play Store

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google removeu três aplicações de encontros da Play Store após alertas da Federal Trade Commission (FTC) de que permitiam o registo e participação de crianças. Por sua vez, a Apple procedeu também à remoção destas mesmas aplicações da App Store. As três concorrentes do Tinder permitiam o registo de utilizadores a partir dos 12 anos.

O mais preocupante é como estas aplicações foram permitidas na Play Store e App Store. Os riscos para menores de idade são extremamente graves para que pudessem ser ignorados. As três aplicações (Meet24, FastMeet e Meet4U) são pertencentes à Wildec LLC, empresa sediada na Ucrânia. De acordo com o aviso da FTC, todas as Apps recolhiam dados sobre data de nascimento, email, fotografias e localização em tempo real.

Estas aplicação deveria estar apenas acessível a 'maiores de 18'

É feita referência ao facto de que as políticas de privacidade das aplicações proibia o registo de utilizadores com menos de 13 anos, mas nenhuma delas bloqueava ativamente estes registos. No entanto, é difícil de perceber o porquê destas aplicações serem disponibilizadas para utilizadores com menos de 18 anos.

Ainda mais grave do que o facto de permitir o registo de utilizadores menores de idade, é que não impede que sejam contactados por outros utilizadores. Desta forma, acaba por facilitar a ação de possíveis utilizadores (maiores de 18) que tenham más intenções perante estas crianças.

De acordo com a FTC, é possível que após receberem algumas alterações, as três aplicações venham a surgir novamente na Play Store e App Store. No entanto, realçam o facto de que estarão apenas disponíveis "para adultos". Ou seja, será de esperar que o seu acesso seja restrito para utilizadores que tenham 18+ anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook estende fact-checking ao Instagram para atacar fake news
  • Google Play Store: 10 Jogos Premium que estão temporariamente grátis!
  • Aprende a recuperar os contactos do teu telemóvel Android ou iOS
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.