
A Google está a trabalhar numa tecnologia mais avançada de reconhecimento facial para dispositivos Android, que promete chegar ao mesmo nível do Face ID da Apple. A revelação foi feita por uma fonte anónima com informações internas da Google ao site Android Authority.
De acordo com a fonte, a empresa está a desenvolver o “Project Toscana”, uma nova solução de reconhecimento facial para smartphones Android, mas também para os Chromebooks.
O informante também relata que já testou a nova funcionalidade junto da equipa de UX (User Experience) da Google em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos), utilizando um smartphone Pixel. Nesta fase de testes, ele pôde testar a tecnologia com a câmara frontal do Pixel, mas também em dois Chromebooks de protótipo.
A publicação menciona que os testes foram realizados sob diversas condições de iluminação e, conforme o relato, o Project Toscana teria funcionado tão rapidamente quanto o Face ID da Apple.
Tecnologia da Google ainda está atrás do Face ID
É importante observar que atualmente os dispositivos Android contam com um sistema de reconhecimento facial. No entanto, a tecnologia atual não se compara com o Face ID da Apple, introduzido no iPhone X em 2017, que utiliza o sistema de câmara TrueDepth, que projeta mais de 30.000 pontos infravermelhos nos rostos dos proprietários do dispositivo, como observa o Tom's Guide.
Com isso, o Face ID cria um mapa de profundidade 3D completo do rosto. Utilizando iluminação infravermelha, o sistema TrueDepth também consegue captar e fazer a leitura do rosto dos utilizadores em ambientes escuros ou com iluminação intensa.
Esta não é a primeira vez que a Google utiliza tecnologias mais avançadas para reconhecimento facial nos seus dispositivos. No Pixel 4, a empresa utilizou uma combinação de sensores de radar e câmaras infravermelhas para reconhecimento facial 3D, mas a tecnologia foi abandonada nos dispositivos Pixel lançados posteriormente.
O reconhecimento facial da Google chegará com o Pixel 11?
A expectativa é que a nova tecnologia em testes pela Google estreie já no Pixel 11, previsto para ser apresentado em agosto deste ano. No entanto, o Project Toscana — que deve ter um nome mais interessante quando for lançado — certamente estará disponível para outras fabricantes de smartphones no futuro.
Com o Project Toscana, dispositivos Android e Chromebooks terão mais camadas de segurança ao desbloquear o dispositivo, aplicações ou funções que exigem um reconhecimento facial avançado, como o Google Pay ou a recuperação de conta.
Importa lembrar que a Google anunciou o seu evento de programadores Google I/O para os dias 19 e 20 de maio. Tendo em vista o histórico da empresa em apresentar novidades como esta durante o evento, é possível que o Project Toscana seja revelado pela primeira vez na conferência.
