Google reforça segurança com atualização do Android Auto: conhece as novidades

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a apostar em promover a segurança na estrada e a sua última atualização para o Android Auto é o espelho dessa aposta.

A partir de agora, algumas aplicações vão exibir um ícone P que indica que só podem ser usadas quando o carro está devidamente parado e estacionado. Mas há ainda mais uma novidade que vai evitar distrações durante a vigem de carro.

Google acaba com mensagem de erro

imagem de uma pessoa a conduzir com Android Auto
Nova atualização para Android Auto traz novidades mais seguras para a condução Imagem gerada por IA Microsoft Designer

A nova atualização para Android Auto tem duas grandes novidades para evitar que os condutores se distraiam enquanto estão a conduzir. A primeira relaciona-se com as aplicações que só podem ser usadas com o carro estacionado.

Anteriormente, sempre que o condutor tentava abrir estas apps com o carro em andamento surgia uma mensagem de erro. Mas a nova atualização acaba com essa mensagem, passando a assinalar os conteúdos com um ícone “P”.

Este ícone vai surgir nas apps dedicadas às áreas de gaming e streaming de vídeo, por exemplo, que estão incluídas no Android Auto com a intenção de distrair os condutores de veículos elétricos, nos períodos, por vezes longos, de carregamento de bateria.

Resumo de mensagens é outra novidade segura

De acordo com o site 9to5Google, há ainda mais uma novidade no Android Auto. O recurso tem a designação de resumo de mensagens e, tal como o nome indica, vai condensar mensagens mais longas em resumos áudio.

Segundo o mesmo site, mensagens com menos de 40 palavras são lidas na íntegra, já mensagens que excedam este número de palavras são alvo de um resumo.

Estes resumos vão ser feitos através de tecnologia baseada em Inteligência Artificial. Saliente-se que as mensagens vão estar sempre disponíveis na íntegra para que o condutor possa consultá-las, assim que estacionar o carro.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt