A Reuters avança que a Google acabou de sofrer mais uma avultada multa por práticas anti-concorrência. Desta vez, a multa foi emitada pelos reguladores de concorrência em França, com acusações relacionadas com a plataforma de anúncios Google Ads. O valor da multa totaliza 150 milhões de euros.
De acordo com as entidades reguladores francesas, a Google detém 90% do negócio de pesquisa em França. Dessa forma, a diretora Isabelle de Silva, afirma que "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", referindo-se ao monopólio desmesurado da Google na plataforma de anúncios.
Esta multa é o culminar de uma investigação que já decorria há 4 anos. Tudo começou quando a Gibmedia, uma empresa francesa de hospedagem de sites, teve várias contas do Google Ads suspensa sem qualquer tipo de aviso prévio ou justificação.
Google vai apelar para evitar a multa
A Google anunciou quase de imediato que irá apelar para esta decisão, argumentando que suspender as conta da Gibmedia foi a melhor decisão. A empresa americana argumenta que a Gibmedia utilizava anúncios de forma pouco transparente, incentivando clientes a aceitar termos de pagamentos não explicados previamente.
Seja como for, a França não é a única a escrutinar a Google. A própria Comissão da União Europeia tem vindo a lançar várias e diversas investigações à empresa de Mountain View com as habituais suspeitas de práticas anti-concorrência.
Inclusive, a França já tinha multado a Google em janeiro em 50 milhões de euros, no início do ano. Em setembro, a Google finalmente cedeu e concordou em pagar mil milhões de euros para resolver uma investigação por fraude fiscal.
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