A Google apresentou um novo projeto intitulado de Android Ready SE Alliance. O objetivo é dotar todos os smartphones Android das valências necessárias para serem um dispositivo totalmente seguro para qualquer informação sensível.
O objetivo é que qualquer smartphone Android possa, no futuro, ser o único repositório necessário para o armazenamento de informações sensíveis. Tão seguro ao ponto de poder substituir as chaves do teu carro ou da casa e ainda guardar documentos de identificação pessoal.
Para que o objetivo seja alcançado, a Google solicita a cooperação dos seus parceiros na adoção desta tecnologia. Por isso, a gigante americana já está em negociações com aqueles que desenvolvem smartphones com Android.
O smartphone será um local seguro para guardar informações de grande sensibilidade
Note-se que o "SE" da designação deste projeto significa "Elemento Seguro". Ou seja, a Google quer transformar todo o qualquer smartphone Android numa espécie de cofre digital impenetrável.
Será baseado num componente físico, um chip no interior do smartphone que garantirá a segurança dos dados nele armazenados. Algo semelhante ao Titan M que já vemos nos Google Pixel ou o Secure Enclave que a Apple aplica nos iPhone.
Cumprido este requisito, o objetivo é que o utilizador possa armazenar qualquer informação no seu dispositivo móvel. Este poderá guardar o seu cartão de cidadão, carta de condução, cartões de crédito e até as chaves de casa no smartphone, sem receios de ver essas informações comprometidas.
As prioridades já estão definidas e recaem sobre os documentos de identificação pessoal e nas chaves do carro. O último ponto é já uma realidade nos iPhone, por isso percebe-se a urgência da Google na implementação desta tecnologia,
A iniciativa Android Ready SE Alliance definirá os parâmetros a seguir pelas empresas para que todos sigam os mesmos padrões de segurança e fiabilidade. Tudo para que não existam discrepâncias na qualidade da segurança que um ou outro smartphone Android poderá oferecer.
É certo que a Google dirige esta iniciativa aos smartphones, mas o objetivo é abranger um vasto leque de equipamentos com os mesmos padrões de segurança. No futuro, a tecnológica americana almeja implementar a mesma tecnologia em outros gadgets.
Editores 4gnews recomendam:
- Atenção: nova burla no WhatsApp envolve Amazon e Huawei
- Clubhouse: há uma falsa app para Android que injeta malware perigoso!
- POCO X3 Pro: tens 3 dias para o comprar ao melhor preço na Amazon