Google quer libertar os utilizadores da ansiedade com esta nova Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google quer libertar os utilizadores de preocupações desnecessárias e aquilo que apelida de "ansiedade com as atualizações recentes". Nesse sentido, reformulará a sua aplicação Google Play Store com alterações significativas para a loja do Android.

A gigante das pesquisas prefere que os utilizadores dediquem o seu tempo a coisas mais importantes e, para isso, pode mudar bastante a sua app, mais concretamente a lista de apps instaladas no Android e a respetiva apresentação das atualizações recentes.

Há uma nova e peculiar atualização para a Google Play Store

A Google trabalha continuamente para trazer novas funções e testar diferentes abordagens para os seus produtos. Entre estes destacamos agora a Play Store que, após uma atualização do lado do servidor, está a mudar radicalmente o aspeto da mesma.

Tal como foi publicado na plataforma Reddit, a Google fez chegar esta implementação em primeiro lugar aos seus Pixel. No entanto, a mesma apresentação chega agora gradualmente a mais fabricantes de smartphones Android em todo o mundo.

Em seguida podemos ver o que aparenta ser a nova implementação da Google. Na prática, o menu ou secção "Os meus jogos e apps" deixará de apresentar a lista extensa de aplicações instaladas no telefone e respetiva disponibilidade de atualizações.

Este é o novo design a caminho dos utilizadores de Android

A tecnológica quer diminuir a ansiedade provocada pelas atualizações recorrentes da apps do Android. Assim, para que o utilizador não esteja sempre a aceder à secção "As minhas apps e jogos", a empresa alterará radicalmente o aspeto da mesma.

Em vez de termos uma lista com todas as apps instaladas no Android e respetiva disponibilidade de atualizações, teremos um só botão. Esta nova implementação "Check for update", ou verificar atualizações numa tradução direta simplificará a Play Store.

Tudo o que o utilizador terá de fazer é clicar no novo botão "Check for updates", para que a Play Store efetue uma busca rápida. Em seguida, caso existam novas versões das aplicações instaladas no dispositivo, a instalação das mesmas será automática.

O objetivo é simplificar a lista de apps e gestão das atualizações

A captura de ecrã acima mostra-nos uma nova secção "Gestão das apps e Dispositivo", num tradução direta. Aí, deixará de figurar a lista completa de apps instaladas, mas teremos outros controlos mais sucintos e menos detalhados.

Os elementos seguirão este ordenamento:

  1. Informação do Google Play Protect com as análises de segurança na Play Store
  2. Informação sobre as atualizações - número de atualizações disponíveis, data das últimas apps instaladas e da última verificação de novidades.
  3. Indicador do espaço sobrante da memória interna - indicação visual da ocupação da memória interna
  4. Botão de acesso direito ao menu de partilha e receção de aplicações pela "Share Apps"
  5. Acesso direito à secção das reviews das aplicações - página de feedback na Google Play Store.

Estas alterações estão presentes na versão 25.1.24-21 da app Google Play Store, sendo distribuída pela própria empresa. Desse modo, teremos que aguardar pela disponibilização deste update por parte da tecnológica norte-americana.

Note-se que esta versão começou muito recentemente a ser disponibilizada, mas usufrui agora de uma maior divulgação. Ao longo dos próximos dias e/ou semanas é provável que também chegue a Portugal e a todos os dispositivos Android eleitos.

Será, em síntese, uma nova ordenação e apresentação para uma das funções e menus mais importantes da Play Store. Com a maioria dos utilizadores a ter facilmente mais de 100 apps instaladas, é fácil perder o rasto às atualizações das apps.

Sublinhamos, por fim, que é crucial mantermos as aplicações do telefone atualizadas, seja para receber as novas funções e garantir a segurança das mesmas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Afinal o que é o Harmony OS da Huawei? Este vídeo mostra tudo!
  • PlayStation 5 terá o Discord integrado a partir de 2022, anuncia a Sony
  • Xiaomi Redmi Note 10: compra o smartphone a bom preço na Amazon
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.