Google quer ajudar as startups portuguesas a crescer com a Startup School

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Chama-se Startup School e é a nova iniciativa da Google para Startups para potenciar a transformação digital em Portugal. Chega para auxiliar jovens empresas a afirmar-se no mercado, fornecendo conhecimento e ferramentas importantes para as startups.

O novo programa decorre entre 8 de abril e 4 de maio e destina-se a startups portuguesas em fases iniciais de desenvolvimento. É nesta fase que a Google quer intervir para alavancar novas empresas que possam ajudar o país nesta transformação digital.

A ajuda da Google para que as startups portuguesas possam crescer e triunfar

O programa Startup School destina-se a fundadores e respetivas equipas de startups em fases iniciais de desenvolvimento (early stages). Chega para as ajudar com ferramentas, produtos e as competências de que necessitam para responder aos desafios do dia a dia.

O programa virtual Startup School inclui formações online gratuitas e irá decorrer ao longo de 5 semanas, entre 8 de abril e 4 de maio.

No total estão previstas 10 sessões que incluem formação sobre produtos da Google relevantes para a startups como o Analytics, Ads, YouTube, Cloud, etc. Bem como partilha de conhecimento de empreendedores locais sobre temas relevantes para startups como OKRs e trabalho remoto. Sem esquecer a obtenção de financiamento e como ter foco internacional desde o primeiro dia.

Reforço de competências para os responsáveis pelas startups

Ao participarem na iniciativa, as startups que terão a oportunidade de ficar a conhecer como aproveitar ao máximo as ferramentas e as competências que podem ajudar no crescimento das suas startups. Seja através de sessões de formação sobre marketing digital e estratégias de negócios lideradas por Googlers, empreendedores e líderes de indústria de todo o mundo.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do programa Startup School em Portugal. Nos últimos anos, temos vindo a apoiar o ecossistema vibrante português de startups através de múltiplas iniciativas e ações de formação. Plataformas como Growth Academy ou o Indico Accelerator Powered by Google for Startups, entre outras. Com esta iniciativa dirigimos o foco também para as startups em fases iniciais de desenvolvimento proporcionando-lhes acesso a produtos Google. Além de conhecimento e contactos que os irão ajudar a fazer crescer os seus negócios” explica Sofia Benjumea, head do Google for Startups EMEA.

Acelerar a transformação digital em Portugal

Este programa está aberto a qualquer startup do ecossistema português. Os interessados só precisam de se registar no website Startup School Portugal.

Uma vez registados, irão receber um email com as informações de registo e respetivas ligações para o YouTube onde decorrerão as sessões de formação.

Para André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, “é cada vez mais evidente a importância do empreendedorismo enquanto acelerador da transição digital e fonte de inovação e competitividade. Portugal está ciente da importância deste setor como viveiro de novas empresas, mais competitivas e nativas digitais. A aposta nesta área é essencial para a nossa recuperação económica. O lançamento em Portugal do programa Startup School, previsto no memorando de entendimento recentemente assinado entre as partes, vem ajudar a acelerar o nosso ecossistema de empreendedorismo”.

O Startup School é um programa global desenvolvido e liderado pelo Google for Startups que, neste caso, foi adaptado para a realidade portuguesa.

Além de sessões globais do Startup School haverá também sessões lideradas por especialistas do ecossistema português e conteúdos adaptados. Isto de modo a ajudar ao máximo as startups portuguesas a singrar.

Este programa vem na sequência das iniciativas lançadas para apoiar a transição digital e na recuperação económica do país, como o Android Training Program e o Atelier Digital.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lança 5 grandes novidades com a nova versão do Android 12
  • POCO X3 Pro terá característica premium com preço de gama-média
  • Huawei obrigará a Samsung e Apple a pagar pelas suas patentes 5G
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.