Google: quebra nos serviços está resolvida e causa identificada!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os serviços Google como a pesquisa, YouTube, Google Docs, Gmail de demais plataformas enfrentaram hoje (14), uma quebra generalizada em Portugal e um pouco por todo o Mundo. Entretanto, o serviço encontra-se reposto, mas faltava apurar as causas.

Questionada pela 4gnews, a representação da Google m Portugal veio admitir a falha generalizada no serviço que se fez sentir por volta das onze e meia, horário de Lisboa. A tecnológica de Mountain View afirma ter corrigido o problema às 12:32 h de Portugal continental.

A Google já revelou o que terá causado a quebra no serviço

"Hoje, às 3:47 AM PT (11h47 em Lisboa) a Google passou por uma interrupção do sistema de autenticação durante aproximadamente 45 minutos devido a uma questão relacionada com a cota de armazenamento interno. Serviços que exigiam o registo dos utilizadores apresentaram taxas elevadas de erro durante esse período.", salienta a fonte Google.

"O problema do sistema de autenticação foi resolvido às 4:32 AM PT (12h32 em Lisboa). Todos os serviços foram restaurados. Pedimos desculpas a todos os afetados e vamos realizar uma análise completa para garantir que este problema não volte a ocorrer no futuro.” - acrescenta a porta-voz da Google em comentário ao recente caso.

Citando "uma questão relacionada com a cota de armazenamento interno", a falha acabou por afetar as mais diversas plataformas e serviços Google que aprendemos a usar e de que, em grande parte, dependemos todos os dias.

A quebra nos serviços Google está resolvida

A falha alarmou milhões de utilizadores em todo o mundo e mostrou a grande dependência das suas soluções, sobretudo agora em contexto de pandemia e trabalho remoto. Em seguida podemos ver a lista de todos os serviços Google afetados.

O mundo foi surpreendido com esta falha que afetou inclusive aplicações de terceiros que dependiam dos serviços Google. Apps e plataformas como o Discord, ou jogos como o Pokémon Go, por exemplo, também viram as suas funções limitadas.

Propagando-se a todos os pontos do globo, esta é uma das primeiras instâncias em que os serviços da tecnológica são afetados de tal maneira, ainda que por tempo limitado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Coluna Bluetooth mais vendida da Amazon está com desconto irresistível este natal
  • 10 séries com novas temporadas a estrear na Netflix em 2021
  • Apple recusa reembolso depois de criança gastar 16 mil dólares através do iPad
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.