Google promete exterminar o spam na App Calendário Google!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Desde junho que milhares de utilizadores da aplicação Calendário Google têm sido vítimas de constantes 'ataques' de spam, com dezenas de convites para eventos fictícios criados por hackers.

Claramente, estes convites continham links maliciosos com objetivos fraudulentos. Infelizmente, muitos utilizadores menos atentos, acabaram por cair nestes esquemas, vendo a sua privacidade colocada em risco.

Google anuncia finalmente que está a trabalhar numa resolução para este problema!

Passados vários meses, a empresa assumiu conhecimento desta vulnerabilidade e revelou que está a trabalhar na sua resolução, de forma garantir novamente a segurança no Calendário Google.

Os 'scammers' aproveitaram-se de uma definição padrão do Gmail, que permite a criação automática de eventos a partir de emails recebidos. Desde que os emails contenham informações detalhadas de eventos, mesmo que considerados como spam, é criado um evento no Calendário Google.

Como evitar receber estes eventos fraudulentos no Calendário Google

Atualmente, existe apenas uma forma de evitar esta situação, e garantir a segurança das tuas informações pessoais. Para isso, precisas de desativar a criação automática de eventos no Gmail. No entanto, esta solução temporária poderá ser extremamente inconveniente para muitos utilizadores, que utilizam esta funcionalidade para manter o seu calendário atualizado automaticamente.

Mais ainda, esta solução não vai garantir a total extinção destes eventos, visto que os ditos 'scammers' podem enviar convites de forma direta para cada utilizador. A única opção, nestes casos, é mesmo marcar o evento como 'spam' e eliminar de imediato.

Não há dúvida que é com bons olhos que vemos a Google assumir esta falha de segurança e a trabalhar numa resolução. No entanto, é difícil perceber o porquê de ter demorado tanto tempo para o fazer.

Certamente que irá demorar apenas alguns dias para que tudo volte ao normal, e os eventos de 'spam' na aplicação Calendário Google passarão a ser coisa do passado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps para Android dá nova vida ao Street View
  • Huawei Mate 30 sem serviços Google? E agora o que poderá a Huawei fazer?
  • Google Play Store passará a reproduzir vídeos de forma automática
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.